É CORRETO afirmar que as síndromes clínicas caracterizadas ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D: Bronquite crônica ou enfisema. Vou explicar por quê.
As doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) são condições que bloqueiam o fluxo de ar e dificultam a respiração. As duas principais condições que caracterizam a DPOC são a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.
Bronquite crônica é caracterizada por inflamação das vias aéreas maiores, o que resulta em espessamento da mucosa e hipersecreção de muco. O paciente apresenta tosse persistente e produção de muco por pelo menos três meses em dois anos consecutivos.
Enfisema pulmonar refere-se ao aumento irreversível dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, acompanhado pela destruição de suas paredes. Isso leva a uma diminuição da superfície disponível para a troca gasosa e resulta em dispneia (falta de ar).
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão erradas:
A) A descrição da bronquite crônica e do enfisema está invertida. A afirmação diz que a bronquite leva ao aumento irreversível dos espaços aéreos, o que está incorreto. Esta é a característica do enfisema.
B) Inclui a asma como uma das síndromes, o que está incorreto, pois a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, mas não faz parte do espectro de DPOC.
C) Inclui a fibrose pulmonar, que é uma condição diferente, normalmente classificada como uma doença intersticial pulmonar e não obstrutiva, como ocorre na DPOC.
Compreender essas diferenças é essencial para responder corretamente a questões sobre DPOC em concursos públicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
BIZU: No copia e cola da banca, os itens B e C acabaram pegando trechos da resposta referentes a outros termos, na explicação, é dá pra eliminar essas 2 alternativas
A) Bronquite crônica ou enfisema pulmonar. Na bronquite crônica, há aumento irreversível dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, acompanhado pela destruição de suas paredes. No enfisema pulmonar, ocorre inflamação nas vias aéreas maiores, acompanhada por espessamento da mucosa e hipersecreção de muco.
B) Bronquite crônica ou asma. Na bronquite crônica, há inflamação nas vias aéreas maiores, acompanhada por espessamento da mucosa e hipersecreção de muco. No enfisema pulmonar, ocorre aumento irreversível dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, acompanhado pela destruição de suas paredes.
C) Bronquite crônica ou fibrose pulmonar. Na bronquite crônica, há inflamação nas vias aéreas maiores, acompanhada por espessamento da mucosa e hipersecreção de muco. No enfisema pulmonar, ocorre aumento irreversível dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, acompanhado pela destruição de suas paredes.
D) Bronquite crônica ou enfisema. Na bronquite crônica, há inflamação nas vias aéreas maiores, acompanhada por espessamento da mucosa e hipersecreção de muco. No enfisema pulmonar, ocorre aumento irreversível dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, acompanhado por destruição de suas paredes. GABARITO
______________________________
resumindo:
- A DPOC pode ser dividida em 2 tipos: bronquite crônica e enfisema pulmonar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo