A respeito da abordagem fisioterapêutica em cirurgias torác...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2043518 Fisioterapia
A respeito da abordagem fisioterapêutica em cirurgias torácicas e abdominais, é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

No contexto das abordagens fisioterapêuticas em cirurgias torácicas e abdominais, a ventilação não invasiva (VNI) desempenha um papel crucial, especialmente em pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica após cirurgias abdominais. A alternativa A está correta ao afirmar que o uso da VNI resulta em menores taxas de reintubação.

A VNI é uma técnica amplamente utilizada para ajudar na ventilação pulmonar sem a necessidade de intubação endotraqueal, proporcionando benefícios significativos na recuperação do paciente ao reduzir complicações respiratórias.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa B: A afirmação de que a terapia de alto fluxo é desencorajada no pós-operatório de cirurgia torácica é incorreta. Na verdade, a terapia de alto fluxo pode ser bastante benéfica nesses casos, pois melhora a oxigenação e o conforto do paciente, sendo uma opção viável em comparação com outras formas de terapia de oxigênio.

Alternativa C: Contrariamente ao que é afirmado, os critérios para aplicar a ventilação não invasiva são de suma importância na prática clínica. Aspectos como a escolha da interface adequada, o ajuste dos parâmetros no equipamento, a monitorização contínua, além da qualificação e experiência da equipe, são fundamentais para o sucesso da VNI.

Alternativa D: A afirmação de que o uso profilático de VNI antes e após cirurgia de pulmão não reduz a incidência de atelectasia é incorreta. A VNI pode, sim, ser eficaz na redução da atelectasia, uma vez que ajuda a manter as vias aéreas abertas e promove uma ventilação mais eficaz.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo