Leia o trecho a seguir: “O estamento político – de que aqui...
“O estamento político – de que aqui se cogita, abandonado o estamento profissional, por alheio ao assunto – constitui sempre uma comunidade, embora amorfa: os seus membros pensam e agem conscientes de pertencer a um mesmo grupo, a um círculo elevado, qualificado para o exercício do poder. A situação estamental, a marca do indivíduo que aspira aos privilégios do grupo, se fixa no prestígio da camada, na honra social que ela infunde sobre toda a sociedade.”
Fonte: FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Biblioteca Azul. 2012, p. 61.
A formação do Estado brasileiro de forma oficial deve ser compreendida na evolução da formação do próprio Estado Português, no seio de Revolução Portuguesa no século XIV. De acordo com esse contexto pré-moderno, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
A questão aborda a formação do Estado brasileiro, destacando como ele foi influenciado pela estrutura do Estado português, especialmente no período pré-moderno. Para responder corretamente, é necessário compreender a relação histórica entre Portugal e Brasil, principalmente no contexto da colonização e da transferência de modelos sociais e políticos.
No excerto fornecido, Raymundo Faoro discute o conceito de estamento político, que se refere a um grupo social privilegiado, consciente de sua posição e poder. Esse conceito é crucial para entender a formação das elites no Brasil colonial, que se baseou em padrões estabelecidos pela sociedade portuguesa.
Justificativa da Alternativa Correta:
Alternativa B: A incorporação do modelo do Estado Brasileiro realmente se baseia na estrutura portuguesa. Esta estrutura era muito arraigada em uma camada de prestígio, da qual partiam pequenos grupos que comandavam o Estado. Essa ideia está em consonância com a análise de Faoro, que destaca como um grupo privilegiado influencia e controla a política e a sociedade, um padrão herdado do período colonial português.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Embora o Estado português tenha expandido seus limites para o Novo Mundo no século XVI, não é correto afirmar que essa expansão visava consolidar uma estrutura de Estado já estabelecida no período. A expansão tinha mais a ver com motivações econômicas e de exploração do que com a consolidação de uma estrutura política.
Alternativa C: Esta alternativa afirma que há conservação de privilégios para todos, o que impossibilita a diferenciação social de classe. Isto é incorreto, pois a sociedade colonial brasileira era profundamente marcada por distinções de classe e privilégios concentrados em uma pequena elite, conforme destacado por Faoro.
Alternativa D: Dizer que não existem relações possíveis entre o Estado português e o brasileiro é um anacronismo. A estrutura social e política do Brasil colonial foi profundamente influenciada por Portugal, e a transferência de modelos e instituições portuguesas para o Brasil é um fato histórico amplamente reconhecido.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo