O milho é uma das principais plantas cultivadas no Brasil e...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D) CORRETA - Os híbridos só têm alto vigor e produtividade na primeira geração (F1), sendo necessária a aquisição de sementes híbridas todos os anos. Se os grãos colhidos forem semeados, o que corresponde a uma segunda geração (F2), haverá redução na produtividade.
Se os grãos colhidos (Híbridos) forem semeados, Obtendo uma Segunda geração ( F2), ocorrerá uma redução de 15 a 40% na produtividade, além disso, ocorrerá também a perda do vigor e uma variação maior entre plantas.
HS - o mais caro; mais produtivo; mais uniforme; maior vigor;
HD - cruzamento de dois HS (AxB) x (CxD); é o mais barato; mais desuniforme e menos produttivo
HT - cruzamento de um HS com 3° linhagem; mais barato que HS, mas tb manos uniforme e menos produtivo
GABARITO LETRA D.
O desenvolvimento de cultivares híbridas visa à exploração do fenômeno de heterose ou vigor híbrido, que significa o aumento do vigor e produtividade das plantas a partir do cruzamento de indivíduos contrastantes, ou seja, que apresentam maior capacidade de combinação.
A heterose possibilita a obtenção de cultivares híbridas de maior produtividade, porém implica na necessidade de se adquirir sementes todas as safras, já que o uso de sementes salvas na safra seguinte leva a perdas de produtividade devido à segregação (proporção de heterozigotos cai pela metade a cada geração):
P1 AA x aa P2 (linhagens)
F1 100% Aa (híbrido)
F2 25% AA 50% Aa 25% aa (sementes salvas)
FONTE: Estratégia Concursos.
Daqui a pouco eu volto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo