Um processo está sob controle quand...
Um processo está sob controle quando o comportamento das variáveis de controle permanece estável ao longo do tempo, com a atuação de apenas causas comuns, que permite prever o comportamento nos períodos subsequentes. Na prática, isto é muito difícil de acontecer, pois algumas causas especiais acabam ocorrendo, sendo que elas devem ser rapidamente identificadas, removidas e documentadas. A fim de garantir um processo, é necessário se avaliar os índices de capacidade Cp e Cpk . Considerando essas informações e a figura acima, que apresenta a variação de um processo que contempla os índices Cp e Cpk. , assinale a opção correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Correta.
B) Está errado quando fala que os índices de capacidade são números dimensionais. Na verdade, eles são adimensionais, ou seja, não possuem unidade física.
C) Está errado porque o índice Cpk relaciona o inferior dos dois índices unilaterais: Cpk = mín. (índice unilateral inferior, índice unilateral superior).
D) Está errado porque usa elementos que não são utilizados para calcular o Cp, como valor nominal (N), x especificações.
E) Está errado porque para que o processo seja capaz, Cp e Cpk precisam ser maiores que 1 e não menores.
Os índices cp e cpk, mostram a capacidade de se produzir dentro dos limites especificados.
O Cp é a capacidade “potencial”…
Cp> 1 significa que a variação natural do processo é menor que a largura das especificações, ou seja, ele pode ser capaz.
Ex: encontramos cp=1,5 a pergunta é: o processo é capaz ?
R: Depende, se o processo estiver ajustado aos limites de especificação realmente o processo é capaz , no entanto, se esta normal estiver “deslocada” o processo não será capaz, por isso é importante olhar o cpk.
A: (Certo) Processo sob controle e distribuição normal, fala-se em capacidade/capabilidade.
B: (Errado) os indices encontrados são “adimensionais” não tem unidade.
C: (Errado) O índice Cpk é a medida “real”. Além de ser “capaz” de atender as especificações também deve estar “dentro” dos limites “específicados” (LIE e LSE).
Cpk>1,33 geralmente é considerado adequado.
D: (Errado) Cp = TOL/6sigma = (LSE-LSI)/6sigma
E: (Errado) Estes valores podem variar de acordo com normas/necessidades, mas geralmente 1,33 para o cpk. De qualquer forma, não é menor que 1…
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo