O trecho escrito por C. de Abreu revela detalhes sobre o pe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2606603 História
O trecho escrito por C. de Abreu revela detalhes sobre o período pré-colombiano da América, durante a expansão das Grandes Navegações:
“O descobrimento do Brasil explica-se muito mais facilmente pela viagem de Vasco da Gama, pelas instruções que redigiu e pelo meio social. Como observa Peschel, Vasco da Gama, em sua primeira viagem para a Índia, passara por algum tempo ao longo das costas do Brasil, sem as reconhecer, pois, saindo do Cabo Verde a 3 de agosto de 1497, no dia 22 achava-se a 800 léguas da costa africana, isto é, a 45º ao ocidente do Sul da África. Se então não descobriu o Brasil, deve-se talvez a circunstâncias insignificantes, a menos que não o seja à resolução firme em que estava o grande nauta de não se divertir em outras empresas antes de dar conta da missão de que fora incumbido.”
Fonte: ABREU, Capistrano. O descobrimento do Brasil. Martins Fontes, 1999, p. 32.
Sobre a narrativa de Capistrano de Abreu (1999), o contexto sociohistórico de instalação portuguesa no futuro território brasileiro é 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e compreender melhor o contexto abordado.

Alternativa correta: A - um acaso, dado que Pedro Álvares Cabral se instalou posteriormente.

A questão aborda o contexto do descobrimento do Brasil no período das Grandes Navegações. O trecho de Capistrano de Abreu sugere que a descoberta do Brasil foi incidental, resultado de circunstâncias específicas e não de um plano premeditado. Vamos entender por que a alternativa A é a correta e analisar as demais alternativas para compreender suas incorreções.

A alternativa A é correta porque descreve o descobrimento do Brasil como um acaso. Pedro Álvares Cabral, ao comandar a frota portuguesa, acabou se deparando com a costa brasileira em 1500, mas não havia uma missão explícita de descobrir novas terras na América do Sul. A narrativa reforça que o encontro com o território brasileiro não foi planejado, mas ocorreu durante a rota para as Índias.

Alternativa B: um projeto de ocupação, dado que vários outros navegadores ibéricos circundavam o Atlântico.

A alternativa B está incorreta porque sugere que o descobrimento do Brasil fazia parte de um projeto de ocupação. Embora outros navegadores ibéricos estivessem explorando o Atlântico, a chegada de Cabral ao Brasil não foi resultado de um projeto de ocupação. Portugal estava focado em estabelecer rotas comerciais com as Índias e o encontro com o Brasil foi fortuito.

Alternativa C: um bônus econômico, dado que os interesses fundamentais eram com o comércio africano.

A alternativa C também está incorreta. Ela sugere que o Brasil foi descoberto como um bônus econômico devido aos interesses comerciais em África, o que não reflete a realidade histórica. A principal motivação das grandes navegações portuguesas era o comércio com as Índias, e não com a África. O Brasil, inicialmente, não representava um bônus econômico significativo.

Alternativa D: uma recuperação de dívida, dado que o Brasil foi entregue por Castela à Portugal, após ser descoberto por Colombo.

A alternativa D é incorreta porque apresenta um contexto histórico errôneo. Não houve qualquer entrega do Brasil de Castela a Portugal. O Brasil foi incorporado ao domínio português após seu descobrimento por Cabral, e não relacionado a qualquer dívida ou ação de Cristóvão Colombo, que navegava sob a bandeira espanhola.

Espero que esta explicação tenha clareado suas dúvidas sobre a questão e o contexto histórico do descobrimento do Brasil.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo