Acerca das definições e normas para desenho técnico arquitet...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q275294 Arquitetura
Acerca das definições e normas para desenho técnico arquitetônico, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Desconheço bibliografia que afirme ser variável a altura do plano secante horizontal.

Comentários:
letra a) segundo as normas de desenho (NBR 6492, 13531 e 13532) a indicação do corte longitudinal, por exemplo, pode ser indicado no corte transversal e vice-versa.
letra b) CORRETO. segundo a norma NBR 6492:
"3.3 Planta de edificação: Vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários."
letra c) de acordo com a NBR 6492: A planta de situação compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos.
           A planta de locação (ou implantação) é a planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.
letra d) Elevações - representação gráfica de planos internos. A fachada é representação gráfica de planos externos!
letra e) o corte pode dividir a edificação no sentido transversal ou longitudinal. Pode ainda conter desvios, que devem ser devidamente indicados.

3.2 Planta de locação (ou implantação)

Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.

 

a) Os cortes são marcados exclusivamente nas plantas baixas.

 

b) Planta de edificação é uma vista superior do plano secante horizontal, localizado a aproximadamente 1,50 m do piso de referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de modo a representar todos os elementos considerados necessários.

 

c) A planta de situação, que compreende o projeto como um todo, contém, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares como topografia, arruamento, drenagem e outros. (PLANTA DE LOCAÇÃO )

 

d) A fachada é a representação gráfica de planos internos ou de elementos da edificação. ( ELEMENTOS EXTERNOS)  

 

e) Corte é o plano secante vertical que divide a edificação no sentido transversal. ( E LONGITUDINAL) 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo