Um engenheiro de segurança do trabalho foi contratado para e...
Um engenheiro de segurança do trabalho foi contratado para elaborar um procedimento de avaliação da exposição de um indivíduo a níveis de ruído contínuo durante a realização de suas atividades no contexto do trabalho, utilizando o critério do nível de exposição da NH01. Após a avaliação da intensidade em laudo técnico específico, identificou-se o Nível de Exposição Normalizada (NEN) igual a 78 dB(A). Com base nesse resultado e no critério de avaliação adotado, analise as afirmativas a seguir.
I. Nesse critério, considera-se como nível de ação o valor igual a 82 dB(A) e o limite de exposição valor teto para ruído contínuo, um valor de 110 dB(A).
II. Sempre que o NEN for superior a 85 dB(A), o limite de exposição estará excedido e exigirá a adoção imediata de medidas de controle.
III. Caso o NEN estivesse entre 82 dB(A) e 85 dB(A), a exposição deveria ser considerada acima do nível de ação, devendo ser adotadas medidas preventivas, a fim de minimizar a probabilidade de que as exposições ao ruído causassem prejuízos à audição do trabalhador e evitar que o limite de exposição seja ultrapassado.
IV. Nessa situação, por a intensidade estar abaixo no nível de ação, não há a obrigação da empresa reportar a exposição acima no evento S-2240, haja vista não ser a informação obrigatória para composição do PPP. Contudo, não há impedimento de tal exposição ser reportada como medida de gestão pelo declarante.
Está correto o que se afirma apenas em