A linguagem de um documentário está intimamente ligada à lin...
A linguagem de um documentário está intimamente ligada à linguagem jornalística, em diversos aspectos. Desde as obras pioneiras como Nanook de Robert Flaherty (1922), passando pelas coberturas de grandes conflitos bélicos e culminando com a atual produção incessante de obras que tentam retratar a realidade. Um documentário é uma fonte de inspiração e de documentação indispensável no mundo dominado pelas incertezas da informação.
Sobre as características de um documentário, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Ao contrário do cinema de ficção, um documentário é um retrato fiel, preciso e inquestionável da realidade.
( ) A voz de um documentário pode defender uma causa, apresentar uma premissa, bem como transmitir um ponto de vista.
( ) Assim como no jornalismo, um documentário deve primar pela objetividade, imparcialidade e comprometimento com a verdade.
( ) Os documentários podem nos persuadir ou convencer, pela força dos argumentos, que existem muitas maneiras de se enxergar o mundo.
( ) Um documentário que apresenta uma peça de propaganda ideológica nunca deve carregar, em sua estrutura, as concepções e os valores de seu diretor.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - F, V, F, V, F.
Tema Central da Questão: A questão aborda o entendimento sobre documentários, especificamente suas características e como se relacionam com a linguagem jornalística.
Resumo Teórico: Documentários são obras cinematográficas que objetivam apresentar aspectos da realidade, mas, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas retratos objetivos e neutros. Podem incluir narrativas subjetivas, pontos de vista e até mesmo intenções de persuasão. Segundo Bill Nichols, um teórico de documentários, esses filmes podem ser divididos em várias categorias, incluindo expositivos, observacionais, participativos, reflexivos e performativos, cada qual com suas próprias características narrativas.
Justificativa da Alternativa Correta:
- (F) "Ao contrário do cinema de ficção, um documentário é um retrato fiel, preciso e inquestionável da realidade." - Esta afirmação é falsa. Documentários não são retratos totalmente fiéis e inquestionáveis. Eles também carregam o ponto de vista do diretor e podem ser usados para transmitir uma narrativa específica.
- (V) "A voz de um documentário pode defender uma causa, apresentar uma premissa, bem como transmitir um ponto de vista." - Esta afirmação é verdadeira. Documentários frequentemente apresentam o ponto de vista do diretor ou de outros envolvidos, e muitas vezes são usados para defender causas ou transmitir mensagens específicas.
- (F) "Assim como no jornalismo, um documentário deve primar pela objetividade, imparcialidade e comprometimento com a verdade." - Esta afirmação é falsa. Embora o jornalismo tradicional busque objetividade e imparcialidade, documentários podem ser subjetivos e tendenciosos, dependendo do foco e da abordagem do diretor.
- (V) "Os documentários podem nos persuadir ou convencer, pela força dos argumentos, que existem muitas maneiras de se enxergar o mundo." - Esta afirmação é verdadeira. Documentários são frequentemente usados para persuadir o espectador a adotar uma determinada visão de mundo ou a refletir de maneira crítica sobre certos tópicos.
- (F) "Um documentário que apresenta uma peça de propaganda ideológica nunca deve carregar, em sua estrutura, as concepções e os valores de seu diretor." - Esta afirmação é falsa. Documentários muitas vezes refletem as concepções e valores pessoais de seus criadores, especialmente quando se trata de peças com um viés ideológico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo