Os enunciados presentes no subtítulo do texto estabelecem en...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Parece que cheguei cedo demais...
A alternativa correta é:
B) Oposição.
No subtítulo "Não se passa no vestibular chutando as questões. Tem que se puxar, fazer valer o investimento.", há uma relação de oposição entre as ideias. O primeiro enunciado indica uma ação inadequada (chutar as questões), enquanto o segundo apresenta a alternativa correta (estudar e se esforçar). Isso caracteriza uma relação de contraste entre as duas partes do texto.
Gabarito: B, porém:
Os enunciados apresentam uma relação em que o segundo ("Tem que se puxar, fazer valer o investimento.") surge como consequência lógica do primeiro ("Não se passa no vestibular chutando as questões."). A ideia é que o esforço e o comprometimento são exigidos para alcançar o objetivo de passar no vestibular, estabelecendo, assim, uma relação de consequência. Fonte: ChatGPT.
Saudades dos comentários dos professores...
A ideia contida no subtítulo pode ser encontrada ao longo do texto:
Não se passa no vestibular chutando as questões. Tem que se puxar, fazer valer o investimento.
(...) não se passa no vestibular chutando as questões, não se vai bem numa entrevista de emprego sendo monossilábico. Tem que se puxar. Fazer valer o investimento.
(...) quem almeja algo, seja o que for, não pode ser tão preguiçoso. Que se dedique um pouquinho, até para demonstrar que tem alguma noção sobre as dificuldades da vida
Grosso modo, a autora, Marta Medeiros, apresenta 2 homens que passaram pela vida dela, um deles foi insistente, o outro não. O homem insistente acabou "conseguindo o que queria" (se é que vocês me entendem); o outro, que foi conciso, monossilábico na comunicação que teve com a autora, não conseguiu nada.
A ideia é essa, ESFORÇO CONTÍNUO leva a RESULTADO.
Se você ler o texto inteiro, verá que a crônica tem essa tese como embasamento, pois bem.
Concentrando-se no título, fica evidente a relação semântica estabelecida entre os segmentos é de CONDIÇÃO, não de OPOSIÇÃO.
Não se passa no vestibular chutando questões, o que é preciso ser feito para passar? qual a condição ou condições para passar? As condições são:
- Puxar-se (uso figurativo, significa ter atitude, inciativa, AÇÃO)
- Fazer valer o investimento.
Ok, uma SEGUNDA INTERPRETAÇÃO VÁLIDA é estabelecer uma relação de CAUSA E CONSEQUÊNCIA.
Se você se puxar e fizer valer o investimento, então conseguirá passar no vestibular.
CAUSA:
Puxar-se, fazer valer o investimento.
CONSEQUÊNCIA:
Passar no vestibular.
Portanto, senhores, na minha opinião a letra A é o gabarito correto, eu aceitaria até letra D como gabarito.
Porém, a banca vir dizer que o gabarito é OPOSIÇÃO, isso é completamente INSANO. Não há absolutamente nenhum traço de oposição entre os segmentos propostos. A banca simplesmente precisava filtrar mais pessoas e, sendo impossível modificar o gabarito de questões mais objetivas, questões de outras disciplinas, decidiu que o português seria a vítima, já que português, na visão dessas bancas indignas e incompetentes, é "terra sem lei".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo