Bleger (2011), de forma crítica, avalia que psicólogos inexp...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta com bastante atenção. A alternativa correta é B
De acordo com Bleger (2011), psicólogos inexperientes podem recorrer aos testes em situações de insegurança pessoal. O autor sugere que o isolamento profissional é um grande contribuinte para a estereotipia, uma vez que encobre as dificuldades com onipotência.
Vamos detalhar um pouco mais sobre as alternativas para compreender a razão pela qual a alternativa B é a correta e as outras são incorretas.
Alternativa B - encobre as dificuldades com onipotência: Bleger critica que, em situações de insegurança, os psicólogos inexperientes podem se refugiar no uso de testes como uma forma de mascarar suas próprias limitações, exibindo uma falsa sensação de controle e domínio sobre a situação. Essa falsa sensação pode ser interpretada como uma onipotência, escondendo dificuldades reais que não são enfrentadas devido ao isolamento profissional.
Alternativas incorretas:
A - favorece a manutenção da clivagem: Clivagem é um conceito psicanalítico que se refere à divisão do ego em partes distintas, geralmente relacionadas a traumas ou conflitos internos. A questão não aborda diretamente esse conceito, fazendo com que essa alternativa esteja fora de contexto.
C - permite a análise da própria personalidade: O isolamento profissional não facilita a autoanálise; ao contrário, ele pode impedir o desenvolvimento profissional e pessoal do psicólogo, pois falta a troca de experiências e feedbacks essenciais para o crescimento.
D - evita a alienação no trabalho: Na verdade, o isolamento profissional pode levar à alienação, uma vez que o profissional se encontra desconectado de seus pares e de possíveis fontes de apoio e aprendizado.
E - não permite a troca de informações: Embora correto, isso não se alinha diretamente à crítica específica de Bleger sobre a estereotipia e a onipotência. É uma consequência do isolamento, mas não o ponto principal discutido pelo autor no contexto da questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B
"O psiquiatra inseguro ou pouco experiente não saberá o que fazer com todos estes dados, e para não ficar vexado recorrerá, com frequência, à receita, interpondo entre ele e seu paciente os medicamentos; nestas condições a farmacologia torna-se um fator alienante porque fomenta a magia no paciente e no médico e os dissocia novamente de seus respectivos conflitos. Algo muito semelhante é o que o psicólogo faz frequentemente com os testes. Para combater isto é importante - e mesmo imprescindível - que o psiquiatra e psicólogo não trabalhem isolados, que formem, pelo menos, grupos de estudo e de discussão nos quais o trabalho que se realiza seja revisto; para cair na estereotipia não há clima melhor do que o do isolamento profissional, porque o isolamento acaba encobrindo as dificuldades com a onipotência" (BLEGER, 2004, p. 31)
Texto: Temas de Psicologia
"O psiquiatra inseguro ou pouco experiente não saberá o que fazer com todos estes dados, e para não ficar vexado recorrerá, com frequência, à receita, interpondo entre ele e seu paciente os medicamentos; nestas condições a farmacologia torna-se um fator alienante porque fomenta a magia no paciente e no médico e os dissocia novamente de seus respectivos conflitos. Algo muito semelhante é o que o psicólogo faz frequentemente com os testes. Para combater isto é importante - e mesmo imprescindível - que o psiquiatra e psicólogo não trabalhem isolados, que formem, pelo menos, grupos de estudo e de discussão nos quais o trabalho que se realiza seja revisto; para cair na estereotipia não há clima melhor do que o do isolamento profissional, porque o isolamento acaba encobrindo as dificuldades com a onipotência"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo