Considere duas hipóteses:I. Fernanda, servidora pública civ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: INSS Prova: FCC - 2012 - INSS - Perito Médico Previdenciário |
Q222228 Ética na Administração Pública
Considere duas hipóteses:

I. Fernanda, servidora pública civil do Poder Executivo Federal, tem sido vista embriagada, habitualmente, em diversos locais públicos, como eventos, festas e reuniões.

II. Maria, também servidora pública civil do Poder Executivo Federal, alterou o teor de documentos que deveria encaminhar para providências.

Nos termos do Decreto no 1.171/1994,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Da leitura do inciso XV, alíneas “h" e “n", verifica-se que as condutas de Maria e Fernanda, respectivamente, estão, sim, capituladas como vedações ao servidor público, de modo que a única resposta correta encontra-se descrita na alternativa “e".


Gabarito: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Fernanda, servidora pública civil do Poder Executivo Federal, tem sido vista embriagada, habitualmente, em diversos locais públicos, como eventos, festas e reuniões. Das Regras DeontológicasI - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.I - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.II. Maria, também servidora pública civil do Poder Executivo Federal, alterou o teor de documentos que deveria encaminhar para providências.Seção IIIDas Vedações ao Servidor PúblicoXV - E vedado ao servidor público;h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências; Alternativa - E) ambos os fatos constituem vedações ao servidor público
 A lei ordinária do estado do Amazonas é 2869/2003,é uma FCC do decreto 1171/1994.Este decreto sofreu algumas revogações pelo 6029/2007,alguém pode me informar se estas revogações se aplicam de forma automática à lei ordinária 2869/2003?Estou estudando a referida lei ordinária e acabei comparando os artigos e encontrei  este obstáculo.Se  puderem me ajudar...Grato!
Apenas acrescentando sobre o primeiro caso, item I.  

No decreto 1.171 na  Seção III - Das vedações ao servidor público - está escrito:

n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;
A questão e) está correta porque:

Segundo o inciso XV alínea n) "apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente." é onde se encaixa a situação I
Segundo o inciso XV alínea h) "
alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências" é onde se encaixa a situação II
Letra E

Ambas as situaçoes são vedadas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo