Os fatores de risco relacionados à displasia do desenvolvime...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q281731 Medicina
A respeito de displasia do desenvolvimento do quadril, julgue os
itens seguintes.
Os fatores de risco relacionados à displasia do desenvolvimento do quadril incluem primiparidade, sexo feminino, apresentação pélvica, torcicolo congênito, acometimento familiar, hiperelasticidade e pé metatarso varo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar esta questão sobre displasia do desenvolvimento do quadril, um tema importante na área de Ortopedia e Traumatologia, especialmente em pediatria.

O enunciado pede para julgar a afirmação sobre os fatores de risco associados à displasia do quadril. Para responder a essa questão, é necessário entender quais condições podem predispor um recém-nascido a essa condição.

A alternativa correta é: C - certo.

A displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ) envolve uma série de fatores de risco bem estabelecidos que podem aumentar a chance de um bebê desenvolver essa condição. Vamos analisar cada um:

  • Primiparidade: Refere-se ao fato de a mãe estar tendo seu primeiro bebê, o que é um fator de risco conhecido para DDQ.
  • Sexo feminino: As meninas são mais predispostas a desenvolver displasia do quadril.
  • Apresentação pélvica: Bebês que nascem de parto pélvico têm um maior risco de DDQ.
  • Torcicolo congênito: Está associado com problemas musculares que podem ser indicativos de preocupações ortopédicas, incluindo displasia do quadril.
  • Acometimento familiar: História familiar de DDQ aumenta o risco.
  • Hiperelasticidade: Condições que afetam o tecido conjuntivo podem predispor à instabilidade articular.
  • Pé metatarso varo: É uma condição ortopédica que pode estar associada a outras anormalidades do desenvolvimento.

Todas essas condições listadas estão corretas como fatores de risco para a displasia do desenvolvimento do quadril, justificando porque a alternativa C - certo é a resposta correta.

A alternativa E - errado está incorreta porque os fatores de risco mencionados são todos válidos e reconhecidos pela literatura médica como associados à condição.

Entender os fatores de risco é crucial para a detecção precoce e o tratamento adequado da displasia do quadril, prevenindo complicações futuras.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo