O orçamento de obras demanda do engenheiro o conhecimento do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q76316 Engenharia Civil
O orçamento de obras demanda do engenheiro o conhecimento do mercado de materiais empregados e das especificações do projeto, além de contínuas operações de cálculo de quantidades e montantes de recursos. Com respeito à elaboração de orçamento e especificação de materiais, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A= errada, seguro faz parte sim do BDI

B = sobrepreço de 30% por perdas, fala sério!

C= correta!

E = errada pois pode ser junta seca

A resposta correta é a (C).

A bonificação das despesas indiretas é uma estimativa do resultado, incluído o valor das despesas indiretas decorridas da execução de um determinado serviço ou obra. Portanto, não é a expectativa do resultado.

A expectativa do resultado é o valor que o contratante espera receber pelo serviço ou obra. Esse valor é calculado com base no preço unitário dos serviços e materiais especificados, multiplicado pela quantidade de serviços e materiais a serem executados ou fornecidos.

A bonificação das despesas indiretas é um valor adicional que é acrescentado ao preço unitário dos serviços e materiais especificados, para compensar as despesas indiretas que serão incorridas na execução do serviço ou obra.

As despesas indiretas são aquelas que não estão diretamente relacionadas à execução do serviço ou obra, mas que são necessárias para sua realização. Exemplos de despesas indiretas são:

  • Administração geral
  • Supervisão
  • Gerência
  • Finanças
  • Almoxarifado
  • Equipamentos
  • Transporte
  • Alimentação
  • Hospedagem

A bonificação das despesas indiretas é calculada com base em um percentual do preço unitário dos serviços e materiais especificados. Esse percentual é definido em função do tipo de serviço ou obra e das condições de execução.

No caso da alternativa (B), as perdas de uma obra são eventos imprevistos e, por isso, não devem integrar o orçamento da obra. O orçamento deve ser elaborado com base nas quantidades de materiais especificados, sem considerar perdas.

No caso da alternativa (D), a razão de 60 tijolos de 8 furos por metro quadrado é a mais comumente adotada para efeito de determinação de quantidade de material a ser empregada na confecção das paredes. Essa razão leva em consideração o tamanho e o formato dos tijolos, bem como a espessura das juntas de assentamento.

No caso da alternativa (E), as juntas de separação entre os pisos cerâmicos retificados, do tipo porcelanato, devem variar de 2 mm a 5 mm. Isso é necessário para permitir a dilatação e contração dos pisos, que ocorrem devido às variações de temperatura e umidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo