As fraturas proximais do fêmur são frequentes na população i...
1. Hastes cefalomedulares. 2. Placas e parafusos. 3. Parafusos. 4. Próteses parciais ou totais do quadril.
( ) Fraturas do colo femoral graus I e II de Garden. ( ) Fraturas transtrocantéricas e subtrocantéricas. ( ) Fraturas do colo femoral graus III e IV de Garden. ( ) Fraturas do colo femoral e transtrocantéricas.
A sequência está correta em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - 3, 1, 4, 2.
Comentário sobre o tema:
As fraturas proximais do fêmur são especialmente comuns entre idosos, resultando em grande parte de quedas. Essas fraturas são um problema de saúde pública devido aos altos índices de mortalidade e incapacidade funcional. O tratamento cirúrgico, que inclui o uso de materiais de osteossíntese, é frequentemente necessário para promover a recuperação. A questão aborda a relação entre diferentes tipos de fraturas e os materiais de osteossíntese adequados para cada caso, exigindo do candidato conhecimento sobre os tipos de fraturas do fêmur e as indicações de tratamento.
Justificativa da alternativa correta:
- Fraturas do colo femoral graus I e II de Garden: O tratamento mais adequado é o uso de parafusos (opção 3). Essas fraturas são geralmente estáveis e podem ser fixadas de forma eficaz com parafusos.
- Fraturas transtrocantéricas e subtrocantéricas: São mais bem tratadas com hastes cefalomedulares (opção 1). Essas hastes proporcionam estabilidade em fraturas complexas e permitem uma reabilitação mais precoce.
- Fraturas do colo femoral graus III e IV de Garden: Nessas fraturas deslocadas e instáveis, as próteses parciais ou totais do quadril (opção 4) são frequentemente indicadas para substituir a articulação danificada.
- Fraturas do colo femoral e transtrocantéricas: Podem ser tratadas com placas e parafusos (opção 2) em algumas situações, embora em casos complexos as hastes sejam preferíveis.
Análise das alternativas incorretas:
- A - 1, 2, 3, 4: Esta sequência não corresponde corretamente às indicações dos materiais para os tipos de fraturas listados.
- B - 2, 4, 1, 3: A ordem dos tratamentos não está correta em relação às fraturas apresentadas.
- D - 4, 3, 2, 1: Esta opção apresenta uma correspondência imprecisa dos materiais de osteossíntese para os tipos de fraturas mencionados.
- E - 2, 1, 4, 3: A ordem está incorreta, não encaixando adequadamente os materiais às fraturas.
Assuntos relacionados à ortopedia e traumatologia requerem uma boa compreensão das características das fraturas e suas abordagens cirúrgicas. Esse conhecimento é fundamental para um fisioterapeuta que lida com a reabilitação pós-fratura.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As perguntas dessa banca para a área de fisioterapia são muito ruins. Essa por exemplo deveria ser feita a um ortopedista, não a candidatos fisioterapeutas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo