Os anti-inflamatórios são fármacos utilizados com frequênci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1748852 Veterinária
Os anti-inflamatórios são fármacos utilizados com frequência na terapêutica dos animais domésticos. Com relação a esses fármacos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) São corticosteroides de longa ação: a betametasona, a hidrocortisona e a dexametasona. ( ) Para tratamento da osteoartrite em cães, é preferível o uso de anti-inflamatórios não esteroides seletivos de cicloxigenase-2, devido ao fato de a terapêutica ser prolongada e esse grupo provocar menos efeitos adversos que os corticosteroides. ( ) Os anti-inflamatórios não esteroides (AINES) são utilizados em animais com propósito de alívio sintomático de condições inflamatórias agudas e crônicas. ( ) São exemplos de anti-inflamatórios não esteroides: meloxicam, carprofeno e cetoprofeno. Assinale a sequência correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A: F V V V.

Vamos analisar cada afirmativa para compreender o porquê dessa resposta:

( ) São corticosteroides de longa ação: a betametasona, a hidrocortisona e a dexametasona.

Falso. Enquanto a betametasona e a dexametasona são, de fato, corticosteroides de longa ação, a hidrocortisona não se encaixa nessa categoria, pois é um corticosteroide de curta ação. Corticosteroides de longa ação são usados para controle prolongado da inflamação, mas a hidrocortisona é mais indicada para ações rápidas e de curto prazo.

( ) Para tratamento da osteoartrite em cães, é preferível o uso de anti-inflamatórios não esteroides seletivos de cicloxigenase-2, devido ao fato de a terapêutica ser prolongada e esse grupo provocar menos efeitos adversos que os corticosteroides.

Verdadeiro. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) seletivos para cicloxigenase-2 (COX-2) são preferidos no tratamento prolongado da osteoartrite em cães. Isso ocorre porque eles tendem a causar menos efeitos colaterais gastrointestinais e renais do que os corticosteroides, tornando-os mais seguros para uso a longo prazo.

( ) Os anti-inflamatórios não esteroides (AINES) são utilizados em animais com propósito de alívio sintomático de condições inflamatórias agudas e crônicas.

Verdadeiro. Os AINEs são amplamente usados na prática veterinária para o manejo de dor e inflamação em condições tanto agudas quanto crônicas. Eles são eficazes no alívio de sintomas associados a inflamações, sendo uma opção terapêutica comum.

( ) São exemplos de anti-inflamatórios não esteroides: meloxicam, carprofeno e cetoprofeno.

Verdadeiro. Meloxicam, carprofeno e cetoprofeno são, de fato, exemplos de anti-inflamatórios não esteroides. Estes fármacos são frequentemente utilizados em medicina veterinária por sua eficácia e segurança no tratamento de dor e inflamação em animais.

Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender melhor o tema dos anti-inflamatórios em farmacologia veterinária.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

( F) São corticosteroides de longa ação: a betametasona, a hidrocortisona e a dexametasona.

Hidrocortisona possui ação rápida. Somente betametasona e dexametasona possui longa ação.

  • Ação rápida: Hidrocortisona, cortisona
  • Ação Intermediária: Prednisona, Metilpredinisona, Triancinolona
  • Ação prolongada: Betametasona e Dexmetasona

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo