É comum as gentes eruditas desprezarem a moda em suas difere...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2008 Banca: FUNRIO Órgão: SEDUC-RO
Q1189234 Português
É comum as gentes eruditas desprezarem a moda em suas diferentes modalidades e gêneros. Julgam-se comprometidas com os valores eternos que repudiam o efêmero. Elas reclamam de tudo o que pode ser transitório, mas são as primeiras a embarcar na canoa furada das novidades em matéria de linguagem. Já foi tempo em que era erudito falar em “a nível de”, como foi radiante quem descobriu que as coisas devem se inserir num contexto. Os jornalistas mais escolados descobriram o verbo “disparar” para se referir a alguma coisa que é respondida na bucha — e aí está uma palavra, “bucha”, contemporânea das Guerras Púnicas e da descoberta da roda. 
Entrou em circulação, entre as cultas gentes, a palavra viés. Fui ao “Aurélio” e ao “Houaiss” para saber do que se tratava. Para Aurélio, viés é uma direção oblíqua ou uma tira de pano cortada no sentido diagonal da peça. Olhar de viés equivale a olhar de esguelha.
Cada uma das alternativas abaixo reproduz um trecho do texto O viés das palavras. Em qual dessas alternativas NÃO há um exemplo do que o texto chama de “novidades em matéria de linguagem”? 

Alternativas