A Eletroestimulação Neuromuscular Esquelética (ENMS) tem sid...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra C.
A questão aborda a Eletroestimulação Neuromuscular Esquelética (ENMS) como uma ferramenta terapêutica utilizada em pacientes críticos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ressaltando seus benefícios na prevenção e/ou reversão da fraqueza muscular adquirida (FMA-UTI). Para resolvê-la, é necessário conhecimento sobre os efeitos positivos da ENMS, além dos processos fisiológicos envolvidos na sua aplicação.
Vamos entender melhor o tema e as alternativas:
Alternativa A: Promover efeitos anti-inflamatórios locais e sistêmicos e liberação precoce de miocinas.
A ENMS realmente promove efeitos anti-inflamatórios e a liberação de miocinas, substâncias que têm papel importante nas respostas inflamatórias e metabólicas. Essa alternativa está correta.
Alternativa B: Ter capacidade de ser aplicada imediatamente após admissão e estabilização clínica do paciente.
A ENMS pode ser utilizada logo após a estabilização clínica do paciente, o que permite uma intervenção precoce na UTI. Essa alternativa também está correta.
Alternativa C: Promover catabolismo celular, com aumento na proteólise, atenuando a perda de força e massa muscular.
Esta é a alternativa incorreta. A ENMS visa reduzir o catabolismo e a proteólise, promovendo anabolismo muscular e ajudando a preservar a força e a massa muscular dos pacientes. Portanto, esta alternativa está errada, pois descreve efeitos opostos aos esperados da ENMS.
Alternativa D: Ser recurso terapêutico alternativo e/ou coadjuvante no controle glicêmico e prevenção de trombose venosa profunda.
A ENMS pode auxiliar no controle dos níveis glicêmicos e na prevenção de trombose venosa profunda, devido ao estímulo muscular que promove. Essa alternativa está correta.
Alternativa E: Possibilidade de diagnóstico precoce da fraqueza muscular adquirida na UTI através do eletrodiagnóstico por estímulo de superfície.
O eletrodiagnóstico por estímulo de superfície permite a identificação precoce da fraqueza muscular adquirida na UTI. Essa alternativa está correta.
Assim, a alternativa C é a única que não representa um benefício da ENMS em pacientes críticos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab letra D
O catabolismo é a degradação do nosso metabolismo, logo, é a diminuição de células do nosso corpo.
A proteolise é o processo de degradação de proteínas por hidrólise enzimática, dá-se o nome de proteólise (do grego, proteo = proteína, lise = quebra, separação). Nesse sentido, essas condições desfavoráveis não se contituem como benefícios da aplicação da EENM.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo