Durante os anos de 1980, o quadro da educação artística poli...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2404031 Educação Artística

Durante os anos de 1980, o quadro da educação artística polivalente – e, portanto, das artes cênicas – transfigurou-se aos poucos. Foram implantados cursos superiores em proporção geométrica, os professores tomaram as rédeas da própria história, ao tempo em que surgiram pesquisas acerca do teatro na educação fundamental, dando início a uma profusão de ideias e práticas que atualmente vêm sendo avaliadas.


Disponível em: <http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/ cartografiasdo-ensino-do-teatro>. Acesso em: 31 ago. 2022, com adaptações.


A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B

A questão aborda o tema da formação em teatro e artes cênicas na educação, especialmente sua evolução e importância ao longo dos anos. Este tema é relevante pois a educação artística tem um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos alunos.

Nos anos 1980, houve uma transformação na educação artística no Brasil, com a ampliação de cursos e formação de professores especializados. Isso refletiu em um melhor preparo para o ensino de artes, incluindo o teatro nas escolas, com a introdução de jogos teatrais e outras estratégias pedagógicas.

Justificativa da Alternativa Correta (B):

A alternativa B é a correta porque destaca que a formação específica em teatro/artes cênicas proporciona ao docente uma expertise no uso de jogos teatrais e estratégias pedagógicas. Essa formação especializada é essencial para que o educador utilize efetivamente técnicas teatrais como ferramentas de ensino, conforme é discutido em diversas pesquisas acadêmicas e práticas pedagógicas contemporâneas.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A alternativa A menciona a obra "Improvisação para o Teatro" e a teatróloga Ariane Mnouchkine. No entanto, foi Viola Spolin quem escreveu "Improvisação para o Teatro", e não Ariane Mnouchkine. Além disso, embora ambas tenham contribuições significativas, a questão não relaciona diretamente essas obras com o contexto brasileiro mencionado.

C - A afirmação de que a formação em teatro/artes cênicas está restrita apenas às capitais brasileiras está incorreta. Hoje, há uma expansão dessas formações para várias regiões fora das capitais, refletindo um maior acesso à educação artística.

D - A alternativa D está errada ao afirmar que não existem pesquisas em pós-graduações sobre teatro na educação. Na realidade, há um crescente número de pesquisas e programas de pós-graduação que investigam o teatro como ferramenta educacional.

E - A alternativa E sugere que a formação em educação artística, por ser ampla, torna o profissional mais competente na área de teatro. Entretanto, a competência em ensinar teatro é melhor atendida por uma formação específica na área, como indicado na alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo