A solução de hidroxietilamido 6% 130/0,4 pode ser uma grande...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: COPESE - UFPI Órgão: UFPI
Q1209921 Veterinária
A solução de hidroxietilamido 6% 130/0,4 pode ser uma grande aliada em alguns cenários clínicos e ou cirúrgicos que haja a necessidade de expansão volêmica do animal. A sua efetividade em relação a fluidos cristaloides isotônicos em promover a expansão volêmica chega a ser aproximadamente 3 a 4 vezes maior. Apesar dos benefícios promovidos por estes fármacos, há muitos questionamentos em relação ao seu uso. A respeito deste fármaco, é CORRETO afirmar: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa CORRETA é a B.

Essa questão aborda o uso de soluções coloides, especificamente o hidroxietilamido, na expansão volêmica em cenários clínicos ou cirúrgicos. É um tema importante na Clínica Cirúrgica e Anestesiologia Veterinária, pois envolve a escolha de fluidos apropriados para reanimação volêmica, especialmente em situações de choque.

Justificativa para a alternativa B:

A alternativa B é correta porque descreve de forma precisa o uso do hidroxietilamido na expansão volêmica em cães. Destaca que ele pode ser utilizado em casos de choque hemorrágico, uma condição crítica que requer intervenção rápida para restabelecer o volume sanguíneo e a pressão arterial. A diluição de plaquetas e redução dos fatores de coagulação são efeitos conhecidos das soluções coloides, mas são efeitos que também podem ocorrer com fluídos cristaloides devido à diluição sanguínea.

Análise das alternativas incorretas:

A. Esta alternativa está incorreta pois sugere que o hidroxietilamido é seguro para uso em cães com choque séptico. No entanto, o uso em situações de choque séptico é controverso devido aos riscos potenciais de coagulopatias e lesão renal, especialmente em humanos. Portanto, essa indicação não é universalmente aceita em medicina veterinária.

C. A alternativa C sugere o uso do hidroxietilamido em felinos com grande perda sanguínea. No entanto, felinos são mais suscetíveis a complicações renais, e a segurança e eficácia do uso de hidroxietilamido em gatos é menos estabelecida do que em cães. A afirmação sobre a atuação da α-amilase em gatos não é bem suportada por evidências.

D. Esta alternativa menciona doses de choque que são inadequadamente altas (90ml/kg/hora) para hidroxietilamido em cães, o que poderia resultar em sobrecarga de volume e complicações adversas. Além disso, a afirmação sobre menores efeitos colaterais em cães comparados a humanos não é inteiramente correta, pois ambos podem apresentar complicações renais e coagulopatias.

E. A última alternativa está errada ao afirmar que volumes menores de hidroxietilamido não são eficazes para reanimação volêmica, o que não é verdade, pois doses menores podem ser usadas em protocolos específicos. Além disso, a relação entre o hidroxietilamido e a acidose metabólica hiperclorêmica está incorretamente apresentada, pois esse efeito está mais associado ao excesso de soluções salinas ricas em cloreto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo