De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q263488 Contabilidade Pública
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, a receita orçamentária arrecadada, a despesa orçamentária empenhada, os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários, o saldo inicial e o saldo final das disponibilidades, no período a que se refere, são evidenciados

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei 4.320/64:

   Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
De acordo com a RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.128/08 e a NBC T 16.1:
23. O Balanço Financeiro evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público no período a que se refere, e discrimina:
(a) a receita orçamentária realizada por destinação de recurso;
(b) a despesa orçamentária executada por destinação de recurso e o montante não pago como parcela retificadora;
(c) os recebimentos e os pagamentos extra-orçamentários;
(d) as transferências ativas e passivas decorrentes, ou não, da execução orçamentária;
(e) o saldo inicial e o saldo final das disponibilidades.
Segundo a resolução CFC Nº 1.268/09 que revoga, em parte, a resolução CFC Nº 1.133/08  ( NBC T 16.6), dá a seguinte redação ao item 23:

"O Balanço Financeiro evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte."

Para efeitos didáticos aqui está a antiga redação do item 23:
Balanço Financeiro evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público no período a que se refere, e discrimina:
(a) a receita orçamentária realizada por destinação de recurso;
(b) a despesa orçamentária executada por destinação de recurso e o montante não pago como parcela retificadora;
(c) os recebimentos e os pagamentos extra-orçamentários;
(d) as transferências ativas e passivas decorrentes, ou não, da execução orçamentária;
(e) o saldo inicial e o saldo final das disponibilidades.

dessa forma, o comentário do colega acima se encontram desatualizado, mas como a própria banca fez apenas uma adaptação na questão e a modificação na norma foi mais para adequação textual permanecendo a essência, não houve contradição ou erros. Todavia, a redação que vigora é a da resolução CFC Nº 1.268/09.

GAB: LETRA C

Complementando!

Fonte: Prof. Gilmar Possati

O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. 

===

BALANÇO FINANCEIRO 

Definição

Q547878 ➜ O balanço financeiro demonstra a receita e a despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie do exercício anterior e os que se transferem para o exercício seguinte. (CERTO)

  • OBS.: Veja que o Balanço Financeiro (BF) é mais abrangente que o balanço orçamentário, pois além dos aspectos orçamentários, o balanço financeiro evidencia também os aspectos extraorçamentários. 
  • Além disso, o BF evidencia o saldo em espécie proveniente do exercício anterior. Trata-se da “rapa do tacho”, o resto de grana (caixas e equivalentes de caixa, na linguagem técnica) que sobrou do exercício anterior.  

===

O QUE INTEGRA O BF?

Q602995 ➜ Integram o balanço financeiro itens orçamentários (receitas e despesas) e extra-orçamentários (recebimentos e pagamentos). Então, está correta a contabilidade da unidade que registra, nesse balanço, como receita extra-orçamentária, os restos a pagar inscritos no exercício. (CERTO)

  • Os restos a pagar inscritos realmente devem ser evidenciados como receita extraorçamentária. 
  • Lembre-se: 
  • Restos a pagar inscritos = ingressos extraorçamentários 
  • Restos a pagar pagos = dispêndios extraorçamentários 

===

RESTOS A PAGAR DO EXERCÍCIO RESTOS A PAGAR PAGOS

Q26626 ➜ Os restos a pagar PAGOS no exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária. (ERRADO)

  • Inscrição de restos a pagar: Receita extra-orçamentária;
  • Pagamento de restos a pagar: Despesa extra-orçamentária.

Q200386 ➜ Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária, para compensar sua inclusão na despesa orçamentária. (CERTO)

===

COMPOSIÇÃO:

Q1129474 ➜ O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público. (CERTO)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo