O condutor percebeu que a alavanca do freio de estacionament...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada, que trata sobre o freio de estacionamento e sua regulagem. O enunciado descreve um problema comum: a alavanca do freio de estacionamento fica muito alta quando acionada, sugerindo que precisa de ajuste.
Esta questão está relacionada à manutenção e segurança dos veículos, conforme exigido pelas normas de trânsito no Brasil. A legislação pertinente é o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que em seus artigos sobre segurança veicular, exige que os freios dos veículos estejam em condições adequadas de uso para garantir a segurança.
Para compreender o tema central, é importante saber que o freio de estacionamento deve manter o veículo imóvel em qualquer inclinação. Quando a alavanca fica muito alta, geralmente indica que os cabos estão folgados ou que a regulagem dos freios nas rodas precisa ser ajustada.
Exemplo Prático: Imagine que você estaciona seu carro em uma ladeira e, ao puxar a alavanca do freio de estacionamento, ela sobe mais do que o normal. Isso é um indicativo de que o sistema de freios não está ajustado corretamente, podendo comprometer a segurança.
Justificativa da Alternativa Correta (E): A alternativa E sugere a regulagem do freio das rodas e cabos de freio de estacionamento. Esta é a solução mais adequada para o problema descrito, pois uma regulagem adequada irá garantir que o freio de estacionamento funcione corretamente e a alavanca não precise ser puxada até o final do curso.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - Substituição do fluido de freio: O fluido de freio está relacionado ao sistema hidráulico dos freios principais, não ao freio de estacionamento, que é mecânico. Portanto, não resolveria o problema da alavanca alta.
- B - Substituição dos discos, das pastilhas e lonas de freio: Essa troca se refere aos componentes do sistema de freios principais, e não ao freio de estacionamento especificamente. Não seria necessário para a situação descrita.
- C - Troca dos cabos de acionamento do freio de estacionamento: A troca dos cabos só seria necessária se eles estivessem danificados. Na maioria das vezes, apenas a regulagem é suficiente.
- D - Troca dos discos e tambores de freio: Similar à alternativa B, essa solução se aplica ao sistema de freios principais, e não diretamente ao problema com o freio de estacionamento.
Ao lidar com questões como essa, é importante se concentrar no problema específico descrito e considerar qual solução realmente se aplica ao sintoma apresentado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito E
regulagem do freio das rodas e cabos de freio de estacionamento.
Essa questão é pra quem tá fazendo concurso pra mecânico. Kkk
Acertei só porque sou formado em mecânica ! kkkkk Coloca mais dessas questões na prova para que eu possa gabaritar. kk
A vunesp gosta de colocar questões de mecânica.
É uma questão para o cargo de motorista, logo é importante que ele entenda pelo menos o básico de mecânica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo