A hiperuricemia é o principal fator de risco para gota. Níve...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre gota, uma condição que envolve o acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, provocando inflamação e dor.
O tema central aqui é a relação entre a hiperuricemia (níveis elevados de ácido úrico no sangue) e o diagnóstico da gota.
A alternativa correta é: E - errado
Justificativa:
A questão afirma que "níveis séricos de ácido úrico maiores que 9 mg/dL confirmam o diagnóstico de gota e níveis menores que 7 mg/dL excluem tal diagnóstico". Essa afirmação é incorreta por duas razões principais:
1. Hiperuricemia como fator de risco, não diagnóstico: Embora a hiperuricemia seja um fator de risco importante para a gota, ela não é suficiente para confirmar o diagnóstico sozinho. Muitas pessoas têm hiperuricemia e nunca desenvolvem gota.
2. Diagnóstico não é baseado apenas nos níveis de ácido úrico: A presença de níveis elevados de ácido úrico no sangue (>9 mg/dL) não confirma automaticamente a gota, e níveis abaixo de 7 mg/dL não a excluem. O diagnóstico clínico de gota normalmente requer a presença de sintomas específicos, como dor articular súbita e intensa, além da identificação de cristais de urato em fluido articular.
Por que a alternativa é "E - errado": A afirmação faz inferências erradas sobre o diagnóstico de gota baseando-se exclusivamente nos níveis de ácido úrico, sem considerar a necessidade de avaliação clínica e outros critérios diagnósticos.
Ao estudar este tema, foque em entender que o diagnóstico de condições reumatológicas como a gota depende de uma combinação de fatores clínicos e laboratoriais, além da interpretação adequada desses resultados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
errado
Em períodos de crise, os níveis de AU podem estar diminuidos, o que não exclui a doença
O risco de gota começa a se tornar possível a partir de 9mg/dL. Talvez seja essa a explicação pois não significa que já é confirmado o diagnóstico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo