As micorrizas são associações simbióticas entre determinados...
As micorrizas são associações simbióticas entre determinados fungos e as raízes de plantas superiores, presentes na maioria das espécies lenhosas. As micorrizas podem ser de diferentes tipos: ectomicorrizas, endomicorrizas e ectendomicorrizas. Dentre os tipos de endomicorrizas, as que apresentam maior interesse para o setor florestal são as micorrizas vesículo-arbusculares (MVA) ou arbusculares (MA), que estão presentes em 97% das fanerógamas, sendo consideradas como regra e não exceção na natureza. Sobre o tema, analise as afirmativas.
I - Relativas deficiências de um ou mais nutrientes no solo ou substrato favorecem a formação de micorriza, enquanto em solo de maior fertilidade, principalmente naqueles ricos em fósforo, ocorre pouca ou mesmo nenhuma formação de micorriza.
II - Para espécies arbóreas que formam micorriza, uma técnica de inoculação do fungo é a adição de terriço de povoamentos adultos ao substrato das mudas no viveiro, principalmente quando as mudas são produzidas para plantio em áreas degradadas.
III - Entre os benefícios da micorrização, são citados: maior tempo de permanência da muda no viveiro, redução de danos por diversos tipos de estresse, menor taxa de sobrevivência no transplante, apesar da menor quantidade de perdas no pós-plantio.
Estão corretas as afirmativas
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A!
I- As micorrizas estimulam o crescimento e aumentam substancialmente a absorção de fósforo pelas plantas se a disponibilidade deste estiver em condições subótima. Se os solos já estiverem com altas doses de fosforo não há porque as micorrizas atuarem, já que o meio disponibiliza o que a planta precisa.
I - Relativas deficiências de um ou mais nutrientes no solo ou substrato favorecem a formação de micorriza, enquanto em solo de maior fertilidade, principalmente naqueles ricos em fósforo, ocorre pouca ou mesmo nenhuma formação de micorriza. CERTA
I - Relativas deficiências de um ou mais nutrientes no solo ou substrato favorecem a formação de micorriza, enquanto em solo de maior fertilidade, principalmente naqueles ricos em fósforo, ocorre pouca ou mesmo nenhuma formação de micorriza. (VERDADEIRO) - As micorrizas são relações simbióticas (dependência mútua entre as espécies) entre os fungos fixadores de fósforo (P) e a raiz da planta, no intuito de compensar a dificuldade da planta de extrair o macronutriente fósforo (P). Isso se dá em situações de escassez deste elemento no solo.
II - Para espécies arbóreas que formam micorriza, uma técnica de inoculação do fungo é a adição de terriço de povoamentos adultos ao substrato das mudas no viveiro, principalmente quando as mudas são produzidas para plantio em áreas degradadas. (VERDADEIRO) - As realidades edáficas do ambiente, são mais rústicas e difíceis para a obtenção de nutrientes pela planta. Dentro do viveiro, no substrato da muda, você tem condições ideiais / artificiais de nutrição onde a muda encontra tudo "de bandeija" que ela precisa pra se desenvolver. Ao trazer o solo do campo, você traz ali a biota de microorganismos que povoam o solo e se relacionam com as raízes das árvores adultas.
III - Entre os benefícios da micorrização, são citados: maior tempo de permanência da muda no viveiro, redução de danos por diversos tipos de estresse, menor taxa de sobrevivência no transplante, apesar da menor quantidade de perdas no pós-plantio. (FALSO) - é Exatamente o contrário: MENOR TEMPO DE PERMANÊNCIA da muda no viveiro e MAIOR TAXA de sobrevivência no transplante para o campo.
Gabarito sugerido: A)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo