Os transtornos depressivos apresentam elevada prevalência, l...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036208 Psiquiatria
Os transtornos depressivos apresentam elevada prevalência, limitações e consequências, devendo ser um quadro de que o psiquiatra que trabalha em serviços públicos deve ter o conhecimento adequado sobre sua abordagem. É reconhecido que, mesmo após tentativas de tratamento, cerca de 30% dos pacientes com transtornos depressivos podem não apresentar a remissão do quadro. Considerando-se este contexto, pacientes com transtornos depressivos que apresentam resistência ao tratamento farmacoterápico usual empregado têm como alternativa a utilização da tranilcipromina, um fármaco da classe dos inibidores de monoaminaoxidase. Um dos principais efeitos adversos do emprego da tranilcipromina são os riscos relacionados à síndrome serotoninérgica e urgência hipertensiva.

O fármaco que, associado com a tranilcipromina, tem o maior risco de síndrome serotoninérgica é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na questão apresentada, estamos lidando com o tema de transtornos depressivos resistentes ao tratamento e o uso de medicamentos específicos como a tranilcipromina, um inibidor de monoaminaoxidase (IMAO). A pergunta foca em identificar qual fármaco, quando associado à tranilcipromina, apresenta o maior risco de causar síndrome serotoninérgica.

A alternativa correta é a D - Venlafaxina.

Justificativa da Alternativa Correta (D - Venlafaxina):

A venlafaxina é um antidepressivo que atua como um inibidor da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN). Quando combinada com a tranilcipromina, que já aumenta os níveis de serotonina, o risco de uma síndrome serotoninérgica aumenta significativamente. Esta condição é potencialmente grave e pode causar sintomas como agitação, confusão, frequência cardíaca elevada e pressão arterial alterada.

Exame das Alternativas Incorretas:

A - Captopril: O captopril é um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) usado para tratar a hipertensão. Não está relacionado à síndrome serotoninérgica, pois não afeta os níveis de serotonina.

B - Clonazepam: Este é um benzodiazepínico utilizado principalmente para tratar ansiedade e epilepsia. Embora interfira no sistema nervoso central, não está envolvido em alterações significativas no metabolismo da serotonina que poderiam causar a síndrome.

C - Nortriptilina: A nortriptilina é um antidepressivo tricíclico, que pode aumentar os níveis de serotonina, mas o risco de síndrome serotoninérgica é menor em comparação com a combinação de venlafaxina e tranilcipromina.

Ao estudar esse tipo de questão, é essencial lembrar da importância das interações medicamentosas e os riscos associados ao aumento dos níveis de serotonina. Reconhecer quais medicamentos podem elevar tais riscos ajuda a responder corretamente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo