Andar, chutar uma bola, escrever uma carta, digitar um texto...
Andar, chutar uma bola, escrever uma carta, digitar um texto, tocar piano, dirigir um carro. A lista de atividades motoras que realizamos no dia a dia é imensa – algumas triviais, outras, nem tanto. De fato, a qualidade de nossa vida passa pela capacidade de aprender a realizar movimentos orientados a determinados fins. Em relação às atividades motoras, é de senso comum dizer “a prática leva a perfeição.” A investigação experimental da aquisição de habilidades motoras comprova esse ditado popular, a variável prática foi e continua sendo uma das mais investigadas no contexto da aprendizagem motora. Com base na aprendizagem motora e a estrutura da prática, analise as assertivas abaixo:
I. A variabilidade da prática é importante, porque o esquema não armazena detalhes de cada ação, mas sim as relações entre as condições iniciais, especificações da resposta, consequências sensoriais, e a resposta propriamente dita.
II. A interferência contextual ocorre quando as variações da prática interferem na aprendizagem, resultando em aprendizagem superior.
III. Existem dois níveis de interferência contextual, alta e baixa. A interferência contextual é considerada baixa quando as mesmas habilidades são praticadas de forma randômicas.
Quais estão corretas?