Os níveis de descrição apresentados como modelo pela Norma B...
I. Fundo.
II. Classe.
III. Subclasse.
IV. Subsérie.
Os itens corretos são
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - I e IV.
A NOBRADE, que é a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, define um conjunto de regras para a descrição de documentos arquivísticos no Brasil. Essa norma é inspirada em padrões internacionais e visa padronizar a descrição para garantir a recuperação e o acesso às informações contidas nos arquivos.
A descrição arquivística envolve a identificação de diferentes níveis hierárquicos de arranjo dos documentos em um arquivo. Vamos entender melhor os níveis mencionados na questão:
- Fundo (I): É o mais alto nível de descrição e representa o conjunto dos documentos produzidos e/ou recebidos por uma entidade coletiva, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades ou funções.
- Classe (II): Este termo não é utilizado na NOBRADE como um nível de descrição. Em seu lugar, a norma utiliza a Série, que é o agrupamento de documentos de mesma função e/ou assunto.
- Subclasse (III): Assim como a Classe, a Subclasse também não é um termo empregado pela NOBRADE.
- Subsérie (IV): Representa um nível intermediário de descrição, utilizado para documentos que compõem uma subdivisão dentro de uma série. É importante para organizações complexas, onde há necessidade de maior detalhamento na classificação documental.
Portanto, os níveis corretos, segundo a NOBRADE, são o Fundo (I) e a Subsérie (IV), tornando a alternativa D a correta. Esses níveis são essenciais para a compreensão da estrutura de um arquivo e para a aplicação prática da descrição arquivística.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
5. sub-série (nível3,5)
Lembrando que a NOBRADE tem como nível 1 o acervo da entidade custodiadora, diferentemente da ISAD(G) que já começa pelo descrição do fundo.
Arranjo para arquivos Correntes-Intermediários-Permanentes, eles seram estruturado em cinco definições:
Fundo, Grupo, Subgrupo, Série e Subsérie documental.
Ainda sim não existirá as "classes".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo