Dentre as ações de promoção à Saúde da Criança, está o Alei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1071762 Enfermagem
Dentre as ações de promoção à Saúde da Criança, está o Aleitamento Materno que é uma das estratégias mais eficazes para a redução da morbimortalidade (adoecimento e morte) infantil. Nesse sentido, o agente comunitário de saúde deve orientar, a uma puérpera que tem um bebê de 20 dias de vida, que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - a criança seja amamentada sem restrições de horários – livre demanda.

Vamos entender por que esta é a alternativa correta e as razões pelas quais as outras opções estão incorretas.

O tema desta questão aborda o aleitamento materno, um dos pilares fundamentais para a promoção da saúde da criança, especialmente nos primeiros meses de vida. O aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses de idade, por ser um alimento completo e fornecer todos os nutrientes que o bebê necessita, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho e proteger contra diversas doenças.

A alternativa C é correta porque a prática de amamentar o bebê sem restrições de horários, ou seja, em livre demanda, é o modelo ideal. Isso significa que o bebê deve ser amamentado sempre que demonstrar sinais de fome, o que pode variar de bebê para bebê. A amamentação em livre demanda estimula a produção de leite da mãe e garante que o bebê receba tanto o leite anterior (mais ralo e com mais lactose) quanto o leite posterior (mais rico em gordura e calorias), sendo ambos essenciais para o crescimento saudável do bebê.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - ofereça ao bebê pelo menos duas porções de água ou chá ao dia.
Esta orientação é incorreta porque durante os primeiros seis meses de vida, o leite materno é suficiente para suprir todas as necessidades de hidratação do bebê. O leite materno possui uma composição perfeita que já inclui água em quantidade adequada, não sendo necessário oferecer água, chás ou qualquer outro líquido, o que poderia até prejudicar a saúde do bebê.

B - o tempo para a mamada seja de, no máximo, 15 minutos em cada seio.
Esta orientação está equivocada. O tempo necessário para a amamentação pode variar muito entre os bebês e entre as mamadas. O recomendável é que a mãe permita que o bebê mame até que ele mesmo demonstre saciedade, o que pode ser mais ou menos que 15 minutos. Limitar o tempo pode fazer com que o bebê não receba o leite mais rico em gordura, que vem após alguns minutos de sucção.

D - é importante oferecer a chupeta, pois assim o bebê não fará o peito de chupeta.
Esta alternativa é incorreta porque o uso de chupeta pode interferir na amamentação. A chupeta pode confundir o bebê em relação ao modo de sucção e reduzir o tempo que ele passa mamando no peito, o que pode diminuir a produção de leite materno. Além disso, o uso de chupeta está associado a um risco maior de infecções e problemas dentários futuros.

E - poderá ser oferecido complemento a cada 4 horas, caso o leite da mãe seja fraco.
Esta afirmativa é incorreta e baseada em um mito. O leite materno é completo e adequado para cada fase do desenvolvimento do bebê. A percepção de que o leite materno é fraco é equivocada. O complemento só deve ser oferecido sob orientação médica em casos específicos de necessidade, e não de maneira indiscriminada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Aleitamento materno deve ser em livre demanda até os seis meses.

GABARITO C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo