Os arquivos correntes são
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - alocados perto dos seus usuários diretos, devido à grande possibilidade de uso que apresentam, e são conhecidos também como arquivos ativos.
Os arquivos correntes, também chamados de arquivos ativos, são compostos por documentos que estão em constante uso ou que têm grande possibilidade de serem consultados frequentemente. Por isso, são alocados perto dos seus usuários diretos. Esse é o motivo pelo qual a alternativa E é a correta.
Vamos analisar as alternativas incorretas para facilitar a sua compreensão:
A - formados por documentos com valor secundário.
Essa alternativa está incorreta porque os documentos de valor secundário são aqueles que já cumpriram a sua função administrativa principal e possuem um valor histórico, científico ou cultural. Esses documentos geralmente são arquivados nos arquivos intermediários ou permanentes, e não nos correntes.
B - armazenados em depósitos centralizados, localizados distantes dos setores de trabalho onde foram acumulados.
Os documentos com essas características são típicos dos arquivos intermediários, que já não são usados com frequência, mas ainda não podem ser eliminados. Eles ficam armazenados em locais centralizados, muitas vezes distantes dos setores de trabalho, para liberar espaço e melhorar a organização dos arquivos correntes.
C - transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final.
Os documentos que são transferidos para os arquivos permanentes são aqueles que têm um valor histórico, cultural ou administrativo que justifica a sua preservação indefinida. Após o término de sua utilização nos arquivos correntes, eles passam pelos arquivos intermediários antes de chegarem aos permanentes.
D - formados por documentos com prazos precaucionais esgotados.
Documentos com prazos precaucionais esgotados são aqueles que cumpriram todas as suas funções administrativas e legais. Esses documentos normalmente são eliminados ou, se tiverem valor secundário, são transferidos para arquivos permanentes. Portanto, essa alternativa não descreve corretamente os arquivos correntes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fase corrente é a fase em que os documentos estão ativos, em curso ou que, mesmo sem movimentação, ainda são muito consultados pela administração e, por isso, são conservados junto aos órgãos produtores.
São conhecido tambem :
Corrente= Ativo
Intermediário= Semi-ativo
Permanente=Inativo
Correto letra E.
ARQUIVO CORRENTE - conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados.
ARQUIVO INTERMEDIÁRIO - conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final.
ARQUIVO PERMANENTE - conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função de seu valor.
Fonte: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=24
arquivo ativo, arquivo de primeira fase, arquivo corrente sao a mesma coisa e sao usado diariamente pela administracao de algun orgao, entidade, por isso esses arquivos necessariamente tem que ficar perto dosseus usarios diretos.
bons estudos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo