Quadro de Arranjo é, de acordo com o Dicionário Brasileiro d...
Quadro de Arranjo é, de acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o “esquema estabelecido para o arranjo dos documentos de um arquivo, a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e da análise do acervo.” Desse modo, é o instrumento que possibilita a classificação arquivística de documentos de valor secundário presentes em um acervo. Sobre o tema, analise os itens abaixo:
I- A construção e o uso dos quadros de arranjo de fundos arquivísticos possibilita a recuperação do contexto original de produção dos documentos, estabelecendo o vínculo entre uma atividade e um conjunto documental produzido.
II- De acordo com Schellenberg, três pontos justificam a elaboração e a aplicação de um Quadro de Arranjo: manter a integridade dos conjuntos documentais como informação, refletindo-se no arranjo as origens e os processos que os criaram; permitir que se conheçam a natureza e o significado dos documentos no seu contexto e circunstâncias; e fazer com que haja critério mais ou menos universal no arranjo e uniformidade na descrição.
III- De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, fundo é o “conjunto de documentos de uma mesma proveniência”, ou seja, documentos produzidos e acumulados por um produtor arquivístico ao longo de sua trajetória.
IV- Fundo é o primeiro nível de descrição a ser definido no processo de construção do quadro de arranjo e é ele que vai apresentar e caracterizar o acervo de uma forma geral.
Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
II. Certa. "De acordo com Schellenberg, três pontos justificam a elaboração e a aplicação de um Quadro de Arranjo: - Manter a integridade dos conjuntos documentais como informação, refletindo-se no arranjo as origens e os processos que os criaram. - Permitir que se conheçam a natureza e o significado dos documentos no seu contexto e circunstâncias. - Fazer com que haja critério mais ou menos universal no arranjo e uniformidade na descrição."
III. Certa. "De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, fundo é o “conjunto de documentos de uma mesma proveniência", ou seja, documentos produzidos e acumulados por um produtor arquivístico ao longo de sua trajetória."
IV Certa. "fundo é o primeiro nível de descrição a ser definido no processo de construção do quadro de arranjo e é ele que vai apresentar e caracterizar o acervo de uma forma geral. "
Gabarito do Professor: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tão fácil que eu marquei procurando o erro kkk.
O item IV cabe discussão, embora o mesmo seja uma citação do "Quadro de arranjo - Plataforma Senado (Atom)" contrasta com o que diz o CONARQ:
"São considerados seis principais níveis de descrição, a saber: nível 0 = acervo da entidade custodiadora; nível 1 = fundo ou coleção; nível 2 = seção; nível 3 = série; nível 4 = dossiê ou processo; nível 5 = item documental. São admitidos níveis intermediários, representados da seguinte maneira: acervo da subunidade custodiadora = nível 0,5; subseção = nível 2,5; subsérie = nível 3,5."
Logo, o primeiro nível de descrição (nível 0) seria o acervo e não o fundo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo