Departamento de gestão de pessoas que se subordine à diretor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80322 Administração Geral
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas
organizações.

Departamento de gestão de pessoas que se subordine à diretoria administrativa ocupa posição intermediária na estrutura hierárquica de uma organização.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acho que ninguém sacou essa questão. Nem eu.
Sim, se é subordinada, ocupa papel de meia gerência, ou seja,  os departamento de GP ficaria no mesmo nivel do Depto Financeiro e de MKT.
A estrutura hierarquica de uma organizacao se da pelos planejamentos: Estrategico, tatico e operacional. Sendo desta forma o nivel organizacional: Estrategico: Institucional (Cupula) Tatico: Intermediario Operacional: Operacional   O planejamento tatico(intermediario) envolve uma determinada unidade organizacional: um departamento ou divisao.Geralmente envolvem planos de producao, marketing, financeiros e de recursos humanos.   Espero ter ajudado!!!
Essa questão me pegou!
Ao dizer que o "Departamento de gestão de pessoas que se subordine à diretoria administrativa ocupa posição intermediária na estrutura hierárquica de uma organização", está apenas fazendo uma suposição. Pois, na atualidade, a Gestão de Pessoas possui nível de atuação focalizada na posição ESTRATÉGICA  e não mais na TÁTICA ou OPERACIONAL.
As três etapas da Gestão de Pessoas dentro de um processo evolutivo:
? Relações Industriais – O formato do trabalho consiste na centralização 
total das operações no órgão de RH. Já seu nível de atuação é burocratizada e operacional.
? Administração de Recursos Humanos – Seu formato de trabalho é de responsabilidade de linha e função de staff.  Seu nível de atuação consiste na departamentalização e tática.
? Gestão de Pessoas – O formato do trabalho é descentralizado. O nível de atuação focaliza a estratégia global no negócio.

Em um mundo cada vez mais globalizado e em constante mudança, a área de R.H está passando por profundas mudanças. Podemos destacar como algumas mudanças no R.H o novo papel do profissional dessa área, onde as empresas exigem mais profissionais com uma visão exata e estratégica na área de Recursos Humanos.

Segundo Chiavenato (1999), os novos papeis da gestão de pessoas passaram de operacional e burocrático para estratégico, curto prazo para longo prazo, administrativo para consultivo, foco na função para foco no negócio.
A gestão de pessoas não é mais um departamento da empresa. Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes. 
 

Fonte: http://www.simonsen.br/its/pdf/apostilas/base-tecnica/1/rotinas-de-dp-administracao-completa.pdf
Nivel intermediário, conforme Idalberto Chiavenato em Recursos Humanos Edição compacta:
       
         Em outras organizações, o órgão de recursos humanos situa-se em NIVEL INTERMEDIÁRIO e, portanto, não decisorial, reportando-se a um órgão decisorial geralmente estranho às suas atividades. Os assuntos de pessoal são resolvidos por um elemento de DIRETORIA que desconhece a complexidade do problema.

Espero ter ajudado,
 
          

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo