É de grande relevância ponderar que infecções pósoperatórias...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541287 Medicina
É de grande relevância ponderar que infecções pósoperatórias continuam representando um grande desafio para cirurgiões e profissionais de saúde, ainda que sua incidência varie entre cirurgiões, hospitais, cirurgias e pacientes. Nesse sentido, no conjunto de medidas para redução das taxas de infecção cirúrgica, a utilização apropriada do antibiótico exerce papel de destaque, já que visa prevenir o desenvolvimento de uma infecção, que, no caso, ocorre no sítio operatório. Tendo em vista que os antibióticos são prescritos com finalidade profilática ou curativa de um processo infeccioso, assinale a alternativa que se refere ao uso curativo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos explorar a questão e entender o conceito central envolvido. A questão trata do uso de antibióticos no contexto cirúrgico, focando especificamente na diferenciação entre uso profilático e curativo.

A alternativa correta é alternativa C: "

Quando o antibiótico for prescrito para uma situação em que o processo infeccioso estiver estabelecido, podendo, portanto, ser empírico ou baseado no antibiograma e, podendo ser de curta ou longa duração;
".

Veja a justificativa para cada alternativa:

Alternativa C: Esta alternativa é correta porque define o uso curativo do antibiótico. Quando um processo infeccioso já está estabelecido, o antibiótico é usado para tratar a infecção presente. Esse tratamento pode ser empírico (baseado na experiência médica e na suspeita clínica) ou direcionado (baseado no resultado do antibiograma). O tratamento pode ter curta ou longa duração, dependendo da gravidade e da resposta clínica.

Alternativa A: Esta alternativa está incorreta porque descreve o uso profilático dos antibióticos. A profilaxia é a administração de antibiótico para prevenir uma infecção, especialmente em pacientes em risco, mas que ainda não têm uma infecção estabelecida.

Alternativa B: Esta alternativa também se refere ao uso profilático. A profilaxia pode ser feita em dose única ou durar até 24-48 horas para prevenir infecções cirúrgicas, especialmente em procedimentos de alto risco.

Alternativa D: Outra alternativa que se refere ao uso profilático. O espectro do antibiótico escolhido na profilaxia deve ser baseado na flora bacteriana esperada no sítio cirúrgico e no perfil de sensibilidade bacteriana do hospital.

Alternativa E: Incorreta porque também discute a seleção de antimicrobianos no contexto da profilaxia, visando cobrir a maioria dos agentes potencialmente infectantes em uma cirurgia específica.

Para resumir, a alternativa C trata do uso curativo dos antibióticos, que é indicado quando uma infecção já está presente e precisa ser tratada, enquanto as demais alternativas se referem ao uso profilático, cujo objetivo é prevenir infecções.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda a distinção entre o uso profilático e curativo de antibióticos em contextos cirúrgicos. O uso profilático é caracterizado por medidas preventivas para evitar infecções, enquanto o uso curativo trata infecções já estabelecidas. A alternativa C é a correta porque descreve precisamente o cenário em que o antibiótico é utilizado para tratar uma infecção já presente no paciente. Especificamente, menciona que o tratamento pode ser empírico, ou seja, baseado na experiência clínica e no julgamento inicial, ou baseado no antibiograma, que é um teste laboratorial para determinar a sensibilidade bacteriana a diferentes antibióticos. Além disso, ressalta que a duração do tratamento curativo pode variar, sendo de curta ou longa duração, dependendo da gravidade e da natureza da infecção. As outras alternativas, A, B, D e E, descrevem aspectos relacionados ao uso profilático de antibióticos, como a prevenção de infecções e a seleção de antimicrobianos baseados em flora bacteriana e sensibilidade hospitalar, o que não responde à pergunta sobre uso curativo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo