Refere-se ao sofrimento resultante de uma ação súbita e vio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541291 Medicina
Refere-se ao sofrimento resultante de uma ação súbita e violenta, exercida contra o abdome por diversos agentes causadores: mecânicos, químicos, elétricos e irradiações.
Classifica-se esse trauma em dois tipos principais - aberto ou fechado. No aberto existe solução de continuidade da pele; enquanto no fechado, também denominado contusão abdominal, a pele está íntegra, sendo que os efeitos do agente agressor são transmitidos às vísceras através da parede abdominal, ou se dão por contragolpe ou desaceleração. Por sua vez, os traumatismos abertos são subdivididos em penetrantes e não penetrantes na cavidade abdominal.
Identifique o quadro clínico descrito:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - traumatismo abdominal.

Vamos entender melhor o tema abordado na questão e analisar as alternativas.

A questão descreve um quadro que envolve sofrimento resultante de uma ação súbita e violenta sobre o abdome, causada por diversos agentes, como mecânicos, químicos, elétricos e irradiações. Isso sugere um tipo de trauma ou lesão envolvendo a região abdominal.

Em seguida, a questão classifica os traumas abdominais em dois tipos principais: aberto e fechado. Nos traumas abdominais abertos, há uma solução de continuidade da pele, enquanto nos fechados, também chamados de contusões abdominais, a pele permanece íntegra e os efeitos do agente agressor são transmitidos às vísceras através da parede abdominal, podendo ocorrer por contragolpe ou desaceleração.

Portanto, a descrição está apontando para o traumatismo abdominal, que é a alternativa correta (B).

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Choque: Embora o choque possa ocorrer como consequência de um traumatismo abdominal grave, o choque em si não é um quadro clínico específico de lesão abdominal, mas sim uma condição de insuficiência circulatória que pode resultar de diversas causas.

C - Síndrome compartimental do abdome: Esta é uma condição grave que pode resultar de lesões abdominais, mas é uma complicação específica que envolve aumento da pressão intra-abdominal. Não corresponde à descrição geral de traumas abdominais abertos e fechados.

D - Traumatismo torácico: Embora seja um tipo de trauma, ele afeta o tórax e não o abdome. A questão claramente descreve lesões e mecanismos relacionados ao abdome.

E - Apendicite aguda: Esta é uma inflamação aguda do apêndice e não está relacionada a um trauma ou ação súbita e violenta. A apendicite é um processo inflamatório, não um trauma.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão descreve um “traumatismo abdominal,” evidenciado pela referência a lesões causadas por diferentes agentes (mecânicos, químicos, elétricos, irradiações) que resultam em sofrimento devido a uma ação súbita e violenta sobre o abdome. A descrição detalha ainda a classificação do trauma em aberto (com lesão visível na pele) e fechado (pele íntegra), sendo que o trauma fechado, também chamado de contusão abdominal, transmite o impacto às vísceras pela parede abdominal. Além disso, os traumas abertos são subdivididos em penetrantes (que adentram a cavidade abdominal) e não penetrantes. Todo esse detalhamento corresponde tipicamente ao quadro clínico de "traumatismo abdominal," tornando a alternativa B a resposta correta.

Alternativa correta: B. Traumatismo abdominal.

Justificativa: O quadro clínico descrito refere-se a um traumatismo abdominal, que pode ser classificado como aberto ou fechado. No trauma abdominal fechado (contusão abdominal), a pele está íntegra, e os efeitos do agente agressor são transmitidos às vísceras através da parede abdominal, por contragolpe ou desaceleração. No trauma abdominal aberto, há solução de continuidade da pele, podendo ser subdividido em penetrante e não penetrante na cavidade abdominal.

Análise das demais alternativas:

  • A. Choque: Choque é uma condição que pode resultar de traumatismo abdominal, mas não é a definição do quadro descrito.
  • C. Síndrome compartimental do abdome: Esta condição envolve aumento da pressão intra-abdominal, mas não se refere ao tipo de trauma descrito.
  • D. Traumatismo torácico: Refere-se a lesões no tórax, não no abdome.
  • E. Apendicite aguda: Esta é uma condição inflamatória do apêndice, não um trauma abdominal.

Em resumo: O quadro clínico descrito é mais compatível com traumatismo abdominal, que pode ser classificado como aberto ou fechado e envolve lesões causadas por diversos agentes.

Pontos chave:

  • Trauma abdominal pode ser aberto (com solução de continuidade da pele) ou fechado (pele íntegra).
  • Traumas abdominais abertos são subdivididos em penetrantes e não penetrantes.
  • O trauma abdominal fechado é também conhecido como contusão abdominal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo