Qual a sugestão diagnóstica para o caso de um paciente que ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541298 Medicina
Qual a sugestão diagnóstica para o caso de um paciente que apresenta: dor intensa na região superior do abdômen e que se irradia para as costas, presença de cálculos biliares, náuseas e vômito, além de demonstrar piora na intensidade da dor ao tossir e respirar fundo?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é a C - Pancreatite.

Vamos entender por que essa é a resposta correta e analisar as alternativas incorretas.

Pancreatite: A pancreatite é caracterizada por uma inflamação do pâncreas. Os sintomas descritos no enunciado da questão são clássicos dessa condição:

  • Dor intensa na região superior do abdômen, que se irradia para as costas.
  • Presença de cálculos biliares, que é um dos principais fatores de risco para pancreatite.
  • Náuseas e vômito.
  • Piora da dor ao tossir e respirar fundo, que também é uma característica importante.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Síndrome do intestino irritável (SII): Embora a SII possa causar dor abdominal, geralmente ela não é tão intensa e não se irradia para as costas. Além disso, a SII não está associada à presença de cálculos biliares nem à piora da dor ao tossir ou respirar fundo.

B - Isquemia mesentérica: Essa condição envolve a redução do fluxo sanguíneo para o intestino e pode causar dor abdominal intensa. No entanto, a dor da isquemia mesentérica geralmente é difusa e não se irradia para as costas. Além disso, não há associação direta com cálculos biliares.

D - Apendicite: A apendicite causa dor abdominal, mas tipicamente no quadrante inferior direito do abdômen, e não na região superior. Também não está associada a cálculos biliares ou irradiação da dor para as costas.

E - Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE): Embora a DRGE possa causar dor na região superior do abdômen, ela geralmente não é tão intensa e não se irradia para as costas. A DRGE também não está associada a cálculos biliares ou piora da dor ao tossir ou respirar fundo.

Portanto, a descrição dos sintomas no enunciado corresponde mais precisamente à pancreatite, justificando a escolha da alternativa C.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para diagnosticar o caso descrito na questão, é essencial considerar os sintomas apresentados pelo paciente: dor intensa na região superior do abdômen que se irradia para as costas, presença de cálculos biliares, náuseas, vômito e piora na dor ao tossir e respirar fundo. Esses sintomas são característicos de pancreatite (alternativa C). A pancreatite é uma inflamação do pâncreas frequentemente associada a cálculos biliares, que podem obstruir o ducto pancreático, levando à inflamação e dor intensa que se irradia para as costas. A síndrome do intestino irritável (SII) (A) não costuma causar dor tão intensa nem se irradiar para as costas. Isquemia mesentérica (B) envolve geralmente dor abdominal súbita e severa, mas sem a mesma relação com cálculos biliares. Apendicite (D) normalmente apresenta dor na região inferior direita do abdômen. A DRGE (E) causa principalmente queimação retroesternal e sintomas esofágicos, não abdominais superiores com irradiação para as costas. Portanto, a descrição dos sintomas mais a presença de cálculos biliares tornam a pancreatite o diagnóstico mais provável, justificando a alternativa C como correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo