A respeito dos atos administrativos, notadamente em relação ...
A respeito dos atos administrativos, notadamente em relação ao conceito, aos requisitos, aos atributos, à classificação e às espécies, julgue o item.
A forma, o motivo e a finalidade são elementos
discricionários do ato administrativo discricionário.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta que trata dos atos administrativos. O tema central é a identificação dos elementos discricionários de um ato administrativo.
Primeiro, é importante entender que um ato administrativo é uma manifestação da administração pública, que visa criar, modificar ou extinguir direitos. Os atos administrativos têm alguns elementos fundamentais, que são: competência, finalidade, forma, motivo e objeto.
Os elementos de um ato administrativo podem ser classificados como vinculados ou discricionários. Um elemento é vinculado quando a lei estabelece exatamente como ele deve ser, sem margem para escolha pela administração. Já o elemento discricionário permite que a administração escolha, dentro dos limites legais, a melhor alternativa.
Nessa questão, é dito que "a forma, o motivo e a finalidade são elementos discricionários do ato administrativo discricionário". Vamos analisar:
- Forma: Geralmente, a forma é um elemento vinculado, pois a lei costuma determinar como o ato deve ser praticado (escrito, oral, etc.).
- Motivo: Pode ser discricionário ou vinculado, dependendo do espaço de escolha que a lei confere à administração para justificar o ato.
- Finalidade: É sempre um elemento vinculado, porque a administração deve sempre buscar o interesse público, sem poder escolher outro objetivo.
Portanto, a afirmação de que a "forma, o motivo e a finalidade" são elementos discricionários está incorreta porque a finalidade e, geralmente, a forma são elementos vinculados.
Exemplo prático: Imagine que a administração precisa desapropriar um terreno para construir uma escola. A forma do ato de desapropriação (por exemplo, um decreto) é vinculada. O motivo (necessidade de espaço para a escola) pode ser discricionário, mas a finalidade (atender ao interesse público) é vinculada.
Portanto, a resposta correta para a questão é Errado (E).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A forma, o motivo e a finalidade são elementos VINCULADOS.
ERRADO ❌
.
⚠️ RESUMINDO:
➡️ discricionário: pode ter;
➡️ vinculado: tem que ter.
.
Deus seja Louvado ⚡
Nos atos discricionários, encontram-se elementos vinculados como é o caso do sujeito competente, da forma e da finalidade. Esses elementos estão definidos em lei e, em regra, o administrador não pode modificá-los, não tendo opção de escolha. Todavia, nesses atos, o motivo e o objeto são discricionários.
Gab. E
Motivo pode ser vinculado
Forma, Finalidade, Competência (Vinculados)
Objeto, Motivo (Discricionários ou vinculados)
- COFIFOMOOB
Vinculados
CO
FI
FO
Discricionários
MO
OB
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo