O desenvolvimento estético na escola permite que os estudant...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1884781 Educação Artística
O desenvolvimento estético na escola permite que os estudantes percebam e reflitam de forma articulada sobre a arte, a vida, fazendo conexões entre a teoria, a prática e diferentes campos de conhecimento. Conforme os estágios da compreensão estética, o leitor capaz de refletir sobre o objeto de arte, sobre si próprio e sobre a experiência estética, equilibrando cognição e emoção, encontra-se no estágio chamado:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Estágios Do Desenvolvimento Estético Segundo Abigail Housen

1º estágioAccountive (descritivo)

No primeiro estágio proposto por Housen encontram-se leitores pouco habituados com as artes. Em geral, impressionam-se pelo tema da obra, manifestando interesse pelas formas e cores e detalhes que mais chamam a atenção, elegendo alguns para análise. Para esse tipo de leitor, a obra tem vida própria, comportando-se como o narrador de um filme, que gradativamente tece uma história relacionando partes da obra com experiências vividas anteriormente. Muitas dessas histórias têm como ponto de partida a obra, mas acabam seguindo uma trajetória completamente distante da imagem que a gerou.

A pergunta freqüentemente feita pelo leitor do 1º estágio é o que é isto? Suas respostas tendem a satisfazer essa pergunta de forma concreta: é isto, é aquilo, etc. (ROSSI, 2006).

Em razão do pouco tempo despendido para observar a obra, é praticamente impossível um envolvimento emocional por parte do leitor. Mesmo assim, a imagem observada permanece em sua mente, tendo mais subsídios para a leitura da próxima obra de arte a que for apresentado.

2º estágioConstructive (Construtivo)

O segundo estágio apresenta um leitor capaz de relacionar as partes de uma imagem com o todo, percebendo uma hierarquia entre os elementos. Esse leitor reflete acerca de sua própria vida e tenta relacionar a obra de arte com sua experiência de mundo anterior, buscando o significado da obra dentro de certos padrões aceitáveis em seu meio.

3º estágioClassifying (Classificativo)

O leitor classificativo busca compreender a obra a partir de um contexto de informações, presentes tanto na imagem quanto na história da arte. Esse leitor busca um diagnóstico da obra (ROSSI, 2006), buscando pistas e informações para decodificá-las na busca da compreensão da imagem. As perguntas que servem de base para esse leitor são quem e por que, que lhe dão subsídios para a análise proposta.

4º estágioInterpretative (Interpretativo)

No quarto estágio o leitor baseia sua interpretação tanto nas informações da imagem, como também na própria intuição e na memória. As emoções ressurgem para proporcionar um entendimento global da obra, levando em consideração suas sutilezas. Os aspectos afetivos tomam o lugar de uma análise mais rigorosa.

5º estágioRe-criative (Re-criativo)

O último estágio apresenta um leitor muito familiarizado com arte, com grade experiência na análise de obras e que possui uma criticidade e postura extremamente desenvolvida. Esse leitor já possui conhecimento anterior sobre a obra analisada, e é capaz de ler a imagem em diferentes níveis, levando em conta jogos visuais, ambigüidades e paradoxos (ROSSI, 2006).

FONTE: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_4325/artigo_sobre_os-estagios-do-desenvolvimento-estetico-segundo-abigail-housen

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo