A respeito dos atos administrativos, notadamente em relação ...
A respeito dos atos administrativos, notadamente em relação ao conceito, aos requisitos, aos atributos, à classificação e às espécies, julgue o item.
A autoexecutoriedade de que goza o ato administrativo
possibilita que o Estado o execute, nos limites
impostos pela lei, sem a necessidade de intervenção
do Poder Judiciário.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender a questão apresentada, vamos analisar o conceito de autoexecutoriedade nos atos administrativos.
A autoexecutoriedade é um atributo dos atos administrativos que permite que a Administração Pública execute suas decisões sem a necessidade de autorização judicial prévia, desde que esteja dentro dos limites estabelecidos pela lei. Isso significa que, em certas situações, o Estado pode atuar diretamente para implementar suas decisões.
Para fundamentar essa característica, podemos nos referir ao princípio da legalidade, que guia a atuação da Administração Pública, permitindo a autoexecutoriedade apenas quando expressamente prevista em lei ou quando se tratar de medida urgente.
Um exemplo prático desse atributo é a demolição de uma construção irregular que coloque em risco a segurança pública. Neste caso, a Administração pode realizar a demolição sem necessidade de intervenção judicial, desde que observadas as normas legais.
Justificativa da alternativa correta: A alternativa correta é "C - certo". Isso porque a descrição da autoexecutoriedade está de acordo com a definição doutrinária e com os princípios que regem os atos administrativos. A Administração Pública, nos limites legais, pode executar diretamente seus atos, sem precisar recorrer ao Poder Judiciário.
Nesta questão, não há outras alternativas a serem analisadas, pois se trata de uma questão do tipo "Certo ou Errado".
Uma possível pegadinha que pode confundir o candidato é a ideia de que todos os atos administrativos são autoexecutórios. Isso não é verdade; a autoexecutoriedade ocorre apenas quando a lei permite ou em casos de urgência.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO ✅
.
FONTE: Cnmp.mp.br
"Autoexecutoriedade: É o poder da Administração Pública de executar as suas próprias decisões sem haver necessidade da tutela judicial."
.
Deus seja Louvado ⚡
ITEM CERTO.
Sim, a autoexecutoriedade consiste na ideia de que certos atos ensejam imediata e direta execução pela Administração, sem necessidade de manifestação do Poder Judiciário. Permite, inclusive, o uso da força, caso necessário. Em regra, decorre do Poder de Polícia. Por fim, este atributo não está presente em todos os atos administrativos - somente naqueles em que existe previsão legal e a medida se faz em caráter de urgência.
Seguimos. Bons estudos!
Gabarito certo.
Não confundir com imperatividade.
GAB: CERTO
Autoexecutoriedade: ato praticado independentemente de manifestação ou auxílio do poder judiciário.
Autoexecutoriedade é a prerrogativa conferida à Administração para implementar os seus atos, sem a necessidade de manifestação prévia do Poder Judiciário.
Oliveira, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo (p. 713). Editora Método. Edição do Kindle.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo