A Engenharia Reversa é o processo de exame e compreensão do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: IESES Órgão: CREA-SC Prova: IESES - 2009 - CREA-SC - Analista de Processos |
Q2926169 Arquitetura de Software

A Engenharia Reversa é o processo de exame e compreensão do software existente, para recapturar ou recriar o projeto e decifrar os requisitos atualmente implementados pelo sistema, apresentando-os em um nível ou grau mais alto de abstração. Os elementos de engenharia reversa são:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C.

Vamos entender melhor o tema da questão para facilitar sua compreensão. A questão aborda a Engenharia Reversa, que é um processo crucial na área de desenvolvimento de software e sistemas. A ideia central da engenharia reversa é analisar e compreender um software existente para recriar seu projeto ou documentar os requisitos implementados sem ter acesso ao código original.

A engenharia reversa é frequentemente usada para manutenção de software, atualização de sistemas legados, ou até mesmo para a análise de software de terceiros. Ela envolve várias etapas e conceitos importantes, como níveis de abstração, completitude do processo, interatividade e direcionalidade.

Agora, vamos justificar a alternativa correta e explicar por que as outras alternativas estão incorretas:

C - Níveis de abstração, completitude do processo, interatividade e direcionalidade.

Esta é a alternativa correta porque inclui todos os elementos fundamentais da engenharia reversa:

  • Níveis de abstração: Refere-se à capacidade de representar o sistema em diferentes níveis de detalhe, desde uma visão geral do sistema até detalhes minuciosos do código.
  • Completitude do processo: Indica que o processo de engenharia reversa é abrangente e cobre todos os aspectos do software.
  • Interatividade: Envolve a interação entre diferentes componentes e partes do sistema durante a análise.
  • Direcionalidade: Refere-se à orientação do processo, seja de cima para baixo (top-down) ou de baixo para cima (bottom-up).

Observando as alternativas incorretas:

A - Níveis de composição, completitude do processo, funcionalidades e direcionalidade.

Embora a alternativa mencione "completitude do processo" e "direcionalidade", que são elementos corretos, ela fala em "níveis de composição" e "funcionalidades", que não são termos padrão usados em engenharia reversa.

B - Níveis de abstração, completitude do software, interatividade e ortogonalidade.

Essa alternativa menciona "níveis de abstração" e "interatividade", que são corretos, mas "completitude do software" e "ortogonalidade" não são conceitos aplicáveis diretamente à engenharia reversa. A "completitude do software" se refere mais ao estágio de desenvolvimento do software, e "ortogonalidade", geralmente, é um conceito usado em design de sistemas e não diretamente em engenharia reversa.

D - Níveis de implementação, completitude do processo, interatividade e direcionalidade.

Apesar de mencionar "completitude do processo", "interatividade" e "direcionalidade", que são corretos, "níveis de implementação" não é o termo correto usado em engenharia reversa. O termo adequado é "níveis de abstração".

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o tema! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo