Nos recém-nascidos, a doença causada por sudorese associada...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é sobre uma condição dermatológica comum em recém-nascidos, que se relaciona a problemas nas glândulas sudoríparas ainda em desenvolvimento. Para resolver essa questão, é preciso ter conhecimentos básicos sobre as doenças de pele que afetam bebês.
A alternativa correta é B - miliária.
Miliária, também conhecida como brotoeja, é uma condição causada pela obstrução das glândulas sudoríparas. Isso ocorre quando o suor fica retido na pele, levando à formação de pequenas bolhas ou erupções. Essa situação é comum em recém-nascidos devido à imaturidade das glândulas sudoríparas.
Agora vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Eritema tóxico: Esta é uma erupção cutânea benigna e comum em recém-nascidos, mas não está relacionada à obstrução das glândulas sudoríparas. Geralmente, ela não causa problemas e desaparece sem tratamento.
C - Melanose pustulosa: Trata-se de uma condição benigna caracterizada por lesões pustulosas que não têm relação com a sudorese ou obstrução das glândulas sudoríparas.
D - Impetigo: Esta é uma infecção bacteriana da pele que também não envolve obstrução das glândulas sudoríparas. É mais comum em crianças mais velhas do que em recém-nascidos.
E - Herpes neonatal: Esta é uma infecção viral grave que também não está associada às glândulas sudoríparas. É causada pelo vírus do herpes simples, transmitido da mãe para o bebê.
Compreender essas condições e suas características é fundamental para identificar corretamente a causa de uma questão dermatológica em recém-nascidos. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo