Qué genera el humor en la tirita?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Quino foi um importante cartunista argentino, criador da personagem icônica Mafalda, uma menina de 6 anos de uma família de classe média argentina que tece críticas bem humoradas à organização política e social do referido país bem como da América Latina (embora seus comentários sejam, ainda hoje, muito atuais no mundo inteiro).
Análise da questão:
Na charge, Mafalda está jogando boliche com seus amigos, mas um deles está irritado por não conseguir derrubar todos os pinos. Frustrado, um de seus amigos grita: “soy un torpe y un zanahoria", ao que é ovacionado pelos colegas, que o aplaudem (vide a onomatopeia “plap" e seus posicionamentos, ao entorno do colega, como se ele estivesse em um palco). Os amigos ao redor mantêm expressões faciais de descontentamento.
Cabe aqui, ressaltar, que ser un “zanahoria" na Colombia é uma gíria que significa ser uma pessoa que não tem interesse em eventos sociais, os quais parecem divertidos para outras pessoas.
O humor acontece justamente nesse encontro entre uma cena discusiva (Maingueneau, 2008) na qual a personagem do rapaz coloca-se no centro das atenções e, em uma catarse, deixa todas as suas emoções fluírem, tal qual numa representação dramática, porém, ao mesmo tempo, não se adequa àquela situação, afirmando que é uma pessoa desinteressada por eventos de entretenimento partilhados pelso demais.
Conclusão:
Em resposta a essa complexidade cênica, os espectadores, seus colegas, aplaudem a expressão dramática do companheiro, a única interação que lhes é possível no momento, causando, com isso, uma quebra de expectativas: ninguém foi acudir o rapaz e oferecer-lhe um ombro amigo. Em vez disso, tornaram ainda mais frustrante a sua relação com o que os demais participantes consideram divertido.
Gabarito da Professora: Letra A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo