Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos aos impact...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q127695 História
Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos aos impactos da Revolução Russa na América Latina e no Caribe.

A tensão ideológica e política da Guerra Fria e, em especial, os interesses soviéticos e dos partidos comunistas tiveram grande impacto na América Latina e culminaram na Revolução Cubana.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário:

A Revolução Russa, ocorrida em 1917, desencadeou uma série de transformações políticas e ideológicas em nível global, e sua influência se estendeu até a América Latina e o Caribe. No entanto, a alternativa apresentada mistura fatos de períodos distintos que não podem ser diretamente associados.

A tensão ideológica e política mencionada refere-se principalmente à Guerra Fria, um período que começou após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 e se estendeu até o início da década de 1990. Embora a União Soviética e os partidos comunistas locais tenham de fato exercido influência na região, a Revolução Cubana (1959) ocorreu bem depois da Revolução Russa e foi influenciada por diversos fatores, incluindo o cenário político, econômico e social específico de Cuba na época.

Portanto, é incorreto afirmar que a tensão da Guerra Fria e os interesses soviéticos e dos partidos comunistas na América Latina "culminaram" na Revolução Cubana como um impacto direto da Revolução Russa. Enquanto a Revolução Russa foi um importante evento que provocou mudanças significativas no século XX, cada movimento revolucionário na América Latina tem suas próprias causas e contexto.

Resposta: Errado

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Revolução Cubana (1959) foi inicialmente um movimento nacionalista cujo principal objetivo era a derrubada do ditador Fulgêncio Batista. Cuba somente assume uma conotação socialista em 1961

Copiado do excelente comentário da Yara, Q127693:

O golpe deflagrado por Fidel Castro e seus companheiros de guerrilha, com a tomada de Havana, em 1959, tinha o objetivo de destituir do poder o ditador Fulgêncio Batista e instaurar melhorias sociais como reformas agrária e educacional.
Mesmo assim, essas atitudes foram de encontro aos interesses estadunidenses que, em resposta, promoveram embargos comerciais e, em 1961, ataque fracassado aos domínios cubanos, mais especificamente, à Baia dos Porcos.
Só então, Fidel declara Cuba um Estado Socialista, alinhado aos preceitos leninistas-marxistas e, assim, intensifica a proximidade  com a URSS, que passa a financiar o primeiro Estado socialista do hemisfério ocidental.

A Revolução Cubana só ganha caráter comunista depois

Gabarito:Errado Porem, discordo.. 1° tentativa de tomada de poder foi nacionlalista,porem os Castro foram exilados. 2° -conhecem o marxismo por Che Guevara qnd exilados e retornam para depor o presidente. Discordo do gabarito pois o movimento teve influencia marxista. Em nenhum momento a questao cita etapas. Houve influencia marxista?Sim

TEC

Eis aqui um erro muito recorrente quando se trata da Revolução Cubana (1959). Ao contrário do que considerações mais generalizantes costumam apontar, o processo revolucionário cubano não tinha, em sua raiz, uma ligação direta com o comunismo e tampouco com a União Soviética. O movimento guerrilheiro liderado pelos irmãos Castro e por Ernesto Che Guevara tinha como ponto focal depor a ditadura de Fulgencio Batista a partir de uma mobilização popular das áreas rurais da ilha caribenha.

 

Triunfante, o movimento se fortaleceria a ponto de tomar Havana no início de 1959, estabelecendo um governo provisório de claro cunho nacionalista, mas não propriamente socialista - e sem nenhuma filiação clara a qualquer partido comunista. Num primeiro momento, os revolucionários cubanos foram festejados como heróis mesmo nos Estados Unidos, o que incluiu uma importante visita de Fidel Castro ao país em 1960. As relações entre os países começariam a enfrentar gravíssimos travamentos com as iniciativas de nacionalização de empresas americanas em Cuba sob grande influência de Che Guevara. Sem aceitar as indenizações oferecidas pelo governo cubano, os EUA escalariam a crise até a ruptura de relações e a decretação do embargo contra Cuba em 1962. Só a partir deste travamento que Cuba faria sua guinada ao socialismo e se aproximaria decisivamente da União Soviética, que ofereceria relações especiais em favor do desenvolvimento econômico da ilha.

 

Além disso, os partidos comunistas, em muitos casos latino-americanos, foram severamente reprimidos antes mesmo na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Na Argentina e no Brasil, por exemplo, a perseguição aos comunistas foram sistemáticas nas décadas de 1930 e 1940. Mesmo que tenham tido uma certa expressão eleitoral nas décadas seguintes, os partidos comunistas latino-americanos jamais se configuraram como uma força central na vida política da região. Os avanços da esquerda política na região se dariam por alianças com a centro-esquerda e com o nacional-desenvolvimentismo, mas sem uma filiação clara à União Soviética. A partir da década de 1960, multiplicaram-se pela América Latina ditaduras de extrema-direita, praticamente debelando todas as lideranças de esquerda e afastando qualquer interesse político sobre a região - sendo o caso cubano a única exceção restante. Portanto, item ERRADO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo