Nos métodos ágeis XP e Scrum, as entregas de partes funci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q215382 Engenharia de Software
Nos métodos ágeis XP e Scrum, as entregas de partes funcionais do projeto são divididas em ciclos, geralmente compreendidos no período de 1 a 4 semanas. Estes ciclos denominam-se, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - iterações e sprint. Para entender por que essa resposta é a correta, vamos explorar os conceitos dos métodos ágeis Extreme Programming (XP) e Scrum, que são dois dos mais conhecidos frameworks dentro do desenvolvimento ágil de software.

No XP, o trabalho é dividido em iterações, que são períodos curtos de tempo durante os quais uma equipe desenvolve uma parte do software com a finalidade de ter uma versão que possa ser testada e revisada. O conceito de iteração é fundamental no XP, pois promove um ciclo de feedback constante e permite que a equipe ajuste suas práticas e o produto de acordo com as necessidades do cliente.

Por outro lado, no Scrum, temos o termo sprint, que é o período de tempo fixo durante o qual um conjunto específico de trabalho deve ser concluído e preparado para revisão. Um sprint geralmente dura entre uma e quatro semanas, e como nas iterações do XP, o objetivo é entregar um incremento de produto potencialmente utilizável ao final de cada sprint.

Os outros termos citados nas alternativas incorretas estão relacionados aos métodos ágeis, mas não representam o conceito de ciclos de entrega. Por exemplo, backlog é uma lista de itens de trabalho pendentes, reunião de planejamento é onde o trabalho a ser realizado no sprint é discutido e planejado, reunião de revisão é onde o trabalho concluído é revisado ao final do sprint, e retrospectiva é uma reunião que acontece após o final do sprint para refletir sobre o processo e identificar melhorias.

Ao selecionar a alternativa correta, é importante lembrar que estamos procurando termos que correspondem aos ciclos de entrega de funcionalidades nos métodos ágeis, o que nos leva diretamente às iterações no XP e aos sprints no Scrum.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A.
XP
é uma metodologia ágil, para o desenvolvimento de projetos de IT cujas especificações são passíveis a alterações. As iterações do XP costumam ser curtas, provendo constantes versões do produto (releases) para o cliente, que por sua vez provê comentários e opiniões que realimentam a próxima iteração. O objetivo do XP é tornar o projeto flexível, diminuindo o custo a possíveis mudanças. O código produzido é tomado como indicador de progresso do projeto.

No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum. As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog. A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

a-

ciclos têm nomes diferentes dependendo da metodologia. EM xp, iterações. EM scrum, sprints.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo