A regulação do mercado, exercida pelas agências reguladoras ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q15365 Economia
Com relação à regulação de mercados, julgue os itens a seguir.
A regulação do mercado, exercida pelas agências reguladoras e pelo Conselho Administrativo da Defesa Econômico (CADE), é necessária para, entre outras funções, coibir os abusos resultantes da atuação dos monopólios naturais, que se caracterizam pela maior eficiência alcançada nos casos de elevadas economias de escala ou de escopo em relação ao tamanho do mercado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A regulação do mercado é um aspecto vital para garantir o equilíbrio e a justiça na economia. Quando falamos em monopólios naturais, estamos nos referindo àqueles setores em que a concentração de mercado não apenas é inevitável, mas também potencialmente mais eficiente devido às elevadas economias de escala ou de escopo em relação ao tamanho do mercado.

Essa eficiência, contudo, pode levar a abusos por parte do monopolista, tais como a fixação de preços excessivamente altos ou a redução na qualidade dos produtos e serviços. Para evitar tais práticas e proteger os consumidores, entram em cena as agências reguladoras e o Conselho Administrativo da Defesa Econômica (CADE). Estas instituições têm como função monitorar e regular esses mercados, assegurando que o monopólio não prejudique a sociedade.

Portanto, a afirmação de que a regulação é necessária para coibir abusos dos monopólios naturais é correta. Esses mecanismos de controle são essenciais para que a eficiência econômica não venha acompanhada de efeitos negativos para os consumidores e para a competitividade do mercado.

Gabarito da questão: C - certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em alguns casos, o monopólio pode ser a forma mais eficiente de se produzir um bem ou serviço. Essa situação é conhecida comomonopólio natural e pode ser observada quando existem elevadas economias de escala ou de escopo em relação ao tamanho do mercado.Em tais condições, torna-se ineficiente ter duas ou mais empresas em operação e, a fim de afastar os abusos por parte do monopolista,faz-se necessário a regulação do mercado. Esse é um dos papéis que as agências reguladoras desempenham, em conjunto com o CADE.Justificativa dada pela CESPE
Certo.

Mnemônico

CADE: É uma Autarquia Federal tem como objeitvo - O FI PRE A 

O rientar
FI scalizar        - Abusos poder Econômico
PRE vinir                   Monopólio Natural
A putar 
Baumol & Willig (1981) definem um monopólio natural, onde um  único produtor apresentará maior eficiência econômica. Segundo Shirota (1996), no  caso de produto único, a economia de escala existirá quando uma unidade de custo de produção diminuir de acordo com o aumento no nível de produção.  Randall (1987) afirma que serviços tipicamente providos por agências públicas ou regulados pelo estado possuem essas características de monopólio natural.  Assim, quando a máxima eficiência produtiva exige a presença de um produtor único, o o governo deve garantir que empresas não utilizem seu poder monopolista tanto para gerar lucros excessivos, quanto para restringir quantidade e qualidade dos serviços providos.

http://www.pucsp.br/eitt/downloads/III_CicloPUCSP_TurollaeOhira.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo