Considerando as informações apresentadas bem como os resulta...
fatores associados à hipovitaminose A em crianças menores que cinco anos de idade
A tabela precedente apresenta os resultados de um estudo
epidemiológico que teve como objetivo identificar os fatores
associados à hipovitaminose A, em amostras de crianças menores
de cinco anos de idade da região semiárida de Alagoas. Nesse
estudo, os autores relataram uma prevalência de hipovitaminose A
em 45,4% das crianças estudadas. A análise estatística empregada
permitiu o cálculo da razão de prevalência (RP) e o respectivo
intervalo de confiança em 95% (IC95%).
Considerando as informações apresentadas bem como os resultados do estudo em apreço, julgue o próximo item, com relação à vitamina A e sua deficiência.
Em relação às categorias de referência do estudo, as chances
de uma criança apresentar baixo nível sérico de vitamina A
foram, respectivamente, 66% maiores quando a mãe tinha
baixa escolaridade, 41% quando a criança nasceu com baixo
peso e 45% em crianças com idade entre 12,1 meses
e 24 meses.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A razão de prevalência (RP) é uma medida de força de associação utilizada em estudos transversais. Ela mede o quanto a exposição a determinado fator aumenta ou diminui a frequência de um desfecho. No caso do estudo em questão, o desfecho é a hipovitaminose A e os fatores avaliados são os exemplos contidos na tabela (escolaridade materna, peso ao nascer, calendário vacinal atualizado, idade materna, tempo de exposição ao aleitamento materno, anemia e idade).
Quando a RP = 1 indica que não há associação entre exposição e desfecho avaliado. Quando a RP < 1 indica que há uma associação inversa entre o grupo de expostos ao fator estudado e o desfecho, quando comparado com o grupo de não expostos. Quando a RP > 1 indica que há uma associação positiva entre o grupo de expostos ao fator estudado e o desfecho, quando comparado com o grupo de não expostos.
Se conferirmos na tabela, em todas as categorias de referência citadas no enunciado a RP é maior que 1, indicando então que há uma associação positiva entre elas e o desfecho.
Em relação a escolaridade materna, ter menos de 4 anos de estudo aumenta em 0,66 vezes a prevalência de hipovitaminose A em crianças menores que 5 anos, quando comparado a mães que estudaram mais de 8 anos. Em outras palavras, crianças cujas mães estudaram menos de 4 anos apresentam 66% mais chances de apresentar hipovitaminose A.
Em relação ao peso ao nascer, nascer com 2.500g ou menos aumenta em 0,41 vezes a prevalência de hipovitaminose A em crianças menores que cinco anos, quando comparado a crianças que nasceram com no mínimo 3.000g. Ou seja, crianças que nasceram com baixo peso apresentam 41% mais chances de apresentar hipovitaminose A.
Por fim, ter entre 12,1 e 24 meses de idade aumenta em 0,45 vezes a prevalência de hipovitaminose A, quando comparado a ter entre 48,1 e 60 meses de idade. Resumindo, crianças de 12,1 a 24 meses de idade têm 45% mais chances de terem hipovitaminose A.
Portanto, o enunciado da questão está CORRETO.
Gabarito do Professor: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo