Assinalar a alternativa na qual a palavra destacada é uma p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1275561 Português

Pouco ou nada a fazer


      A palavra “empatia” têm história recente. Surgiu há pouco mais de um século, mas foi somente depois de 1940 que passou a ter conotação parecida com “simpatia” ou “compaixão”. O conceito, segundo Steven Pinker, no livro Os Anjos Bons da Nossa Natureza, assim se resume: “A benevolência para com os outros depende _____ fazermos de conta que somos eles, sentindo o que sentem, pondo-nos no lugar deles, assumindo seu ponto _____ vista ou enxergando o mundo com os seus olhos”. Pela segunda vez, com um intervalo de apenas um ano, imagens de crianças sírias desfalecidas espumando pela boca assustaram o mundo – e, naturalmente, levaram a compaixão, simpatia e empatia _____ o drama escancarado.

      Mais de setenta pessoas morreram e outras 500 apresentaram sintomas de intoxicação após um ataque químico na cidade de Douma, próximo a Damasco. A indignação se dirigiu contra o ditador sírio Bashar Assad, cujas forças cercavam o local. O presidente americano Donald Trump, que está reinventando o conceito de diplomacia em tempo real, tuitou ameaçando retaliar. Mas nem mesmo o homem mais poderoso do mundo pôde evitar uma repetição da tragédia. “Nós só podemos olhar as cenas e lamentar, porque não há muito que se possa fazer para influenciar a situação”, diz o cientista político Peter Feaver, que foi assessor de segurança estratégica da Casa Branca entre 2005 e 2007. No ano passado, fotos de menores agonizando na cidade de Khan Sheikoun levaram Trump a disparar 59 mísseis Tomahawk contra as pistas de onde os aviões sírios partiram para realizar o ataque químico. Mas a estrutura foi reconstruída, e Assad continuou recorrendo a esse tipo de arsenal.

https://veja.abril.com.br/... - adaptado

Assinalar a alternativa na qual a palavra destacada é uma preposição:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - ... imagens de crianças sírias desfalecidas espumando pela boca assustaram o mundo.

Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta e as demais serem incorretas.

Justificativa da alternativa correta (C):

Na alternativa C, a palavra de é uma preposição. As preposições são palavras que estabelecem relações entre elementos da oração, ligando termos e subordinando uns aos outros. No caso da frase, a preposição de liga "imagens" a "crianças sírias desfalecidas", indicando uma relação de posse ou pertencimento.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Surgiu há pouco mais de um século.

Nesta frase, a palavra um é um numeral que indica quantidade. Os numerais não desempenham a função de ligar termos na oração, como fazem as preposições. Portanto, essa alternativa está incorreta.

B - O conceito... assim se resume.

A palavra assim é um advérbio de modo. Advérbios modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, mas não ligam termos na oração como as preposições fazem. Portanto, essa alternativa também está incorreta.

D - ... porque não há muito que se possa fazer para influenciar a situação.

A palavra muito é um advérbio de intensidade. Assim como os advérbios em geral, ele modifica o sentido de um verbo, adjetivo ou outro advérbio, mas não cumpre a função de ligar termos na oração. Logo, essa alternativa está incorreta.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre preposições e ajudado a entender melhor a questão. A morfologia é uma área fundamental da gramática que nos permite analisar e compreender a estrutura e a função das palavras na oração.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

✓ ... imagens de crianças sírias desfalecidas espumando pela boca assustaram o mundo.

➥ Temos, em destaque, uma preposição essencial. Preposições Essenciais – são as palavras que só funcionam como preposição, a saber: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

A - Numeral

B - Conjunção

C - Preposição

D - Acredito que seja pronome indefinido

A alternativa correta é a C porque a palavra destacada "pela" é uma preposição. Ela é uma combinação da preposição "por" com o artigo definido "a" e estabelece uma relação de lugar na frase, indicando o modo como algo está acontecendo ("espumando pela boca"). As outras alternativas têm palavras que não são preposições ou são usadas de maneira diferente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo