Ao auditar instituições financeiras comerciais, o risco de a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q304016 Auditoria
A respeito de conceitos, princípios, origens e classificações de
auditoria, julgue os itens que se seguem.
Ao auditar instituições financeiras comerciais, o risco de auditoria relacionado a essa complexa atividade é o somatório dos riscos de distorção relevante e do risco de controle.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para esta questão é E - errado.

Para entender essa questão, precisamos abordar o conceito de risco de auditoria em auditoria externa, especialmente em instituições financeiras. O risco de auditoria é composto por três elementos principais: risco inerente, risco de controle e risco de detecção.

1. Risco Inerente: É a probabilidade de existirem erros significativos nas demonstrações financeiras, antes de considerar qualquer controle interno.

2. Risco de Controle: É a chance de que um erro significativo não seja prevenido ou detectado a tempo pelos controles internos da entidade.

3. Risco de Detecção: É o risco de que os procedimentos do auditor não detectem um erro que realmente existe nas demonstrações financeiras.

A questão afirma que o risco de auditoria é o somatório dos riscos de distorção relevante e do risco de controle. No entanto, isso está incorreto. O risco de auditoria é, na verdade, uma combinação dos três riscos mencionados: risco inerente, risco de controle e risco de detecção. A falha da questão está em não considerar o risco de detecção, que é um componente essencial na fórmula do risco de auditoria.

Portanto, mesmo que uma instituição tenha controles internos eficazes (baixo risco de controle) e um risco inerente estável, se o auditor não executar seus procedimentos de forma eficaz (risco de detecção), o risco de auditoria não será minimamente adequado.

Desta forma, a afirmação está errada porque não contempla todos os componentes do risco de auditoria como definido nos padrões de auditoria.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado.

NBC TA 200

Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção. 


Logo, Risco de Auditoria = Risco de distorção Relevante   x   Risco de detecção.

Risco de Auditoria = Risco de distorção Relevante: se subdivide em em:( a) Risco inerente b) Risco de controle).+

 riscos de detecção.

Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção. 


Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações: 

(i) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles 

relacionados; 

(ii) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade. 


Logo, Risco de Auditoria = distorção relevante + risco de detecção.

e Distorção Relevante = risco inerente + risco de controle.

A alternativa está ERRADA, devido afirmar o Risco de Controle.

Apenas complentando o que já foi falado...

CONSIDERE: 

RA = Risco de Auditoria RDR = Risco de Distorção Relevante RD = Risco de Detecção RI = Risco Inerente  RC = Risco de Controle

RA = RDR + RD

RDR = RI + RC

Conforme comentado pelo Professor Dantas, a função do risco de auditoria envolve uma multiplicação, e não soma. Esta, a soma, ocorre no risco de distorções relevantes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo