Os assistentes sociais, em diversas oportunidades, se “debat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2771659 Serviço Social

Os assistentes sociais, em diversas oportunidades, se “debatem” em torno de duas concepções, duas teses sobre a natureza e o processo da gênese do Serviço Social. Tais concepções, que podemos com relativa generalização agrupar em suas perspectivas, se comportam como verdadeiras teses. Elas contêm um arsenal heurístico e teórico metodológico que extrapola a mera consideração sobre a gênese do Serviço Social.


Com base no debate teórico‐metodológico e ético‐ político do Serviço Social e as respostas profissionais aos desafios de hoje, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, associando corretamente cada DEFINIÇÃO/TESE às respectivas CARATERÍSTICAS.


1 ª COLUNA

DEFINIÇÃO/TESE

2 ª COLUNA

CARACTERÍSTICAS

I

Tese ou perspectiva histórico-crítica

( )

Reconhece o Serviço Social como necessário aos fins e à manutenção do projeto conservador, à medida que se faz a mediação entre os interesses políticos e econômicos da classe burguesa e os interesses das classes subalternas; ainda aparece como a única, a oficial ou a natural interpretação sobre a gênese do Serviço Social na maioria das instituições de ensino e dos profissionais.

( )

Destacam-se autores como Herman Kruse, Ezequiel Ander- Egg, Ana Augusta de Almeida, Balbina Ottoni Vieira e Gisele Konopka.

II

Tese e/ou perspectiva endogenista

( )

Trata a construção do significado social da profissão de Assistente Social, cujas bases teóricas são ecléticas, sem um amplo investimento teórico sobre o lugar que ocupa essa profissão na ordem do capital, sem reconhecê-la vinculada a uma estrutura político-econômica, dentro de uma determinada divisão sócio-técnica do trabalho.

( )

Destacam-se autores como Marilda Villela Iamamoto, Raul de Carvalho, Manuel Manrique Castro e José Paulo Netto.


Assinale a opção que representa a sequência correta:

Alternativas