Sobre as siglas usadas no comércio internacional, assinale V...
Sobre as siglas usadas no comércio internacional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A sigla FOB significa que a mercadoria foi entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador.
( ) A sigla CIF significa que o vendedor contrata o transporte sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias.
( ) A sigla DAF significa que o vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino.
As afirmativas são, respectivamente,
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A sigla FOB, que significa Posto a Bordo, significa frete a pagar no destino. Neste caso, a responsabilidade do transporte fica ao encargo do comprador depois que o fornecedor disponibilizou a mercadoria.
Podemos traduzir CIF como Custo, Seguro e Frete e normalmente é chamado de frete pago na origem. Significa que as responsabilidades do transporte, inclusive os riscos, são do fornecedor do produto. Os custos operacionais estão inclusos no valor da mercadoria e por isso, na maioria das vezes não são descriminados na nota fiscal.
Costumeiramente utilizado em transportes terrestres. No DAF o exportador assume todas as responsabilidades até a liberação da mercadoria para o comprador. Este só terá os custos do transporte até a sua empresa ou outro destino.
Para uma melhor compreensão, é bom que saibamos o que significa cada letra da sigla:
DAF - Delivery at Frontier; (Entregue na fronteira)
FOB - Free on Board; (A bordo do navio indicado pelo comprador)
CIF - Coast, Insurance and Freight (Todas as despesas cobertas pelo vendedor, até a chegada ao destino, posterior a isso, os custos passam a ser do comprador.)
Gabarito: A)
V, V e V.
NÃO ENTENDI COMO A CIF PODE ESTAR CORRETA.
Se o vendedor assumir os riscos SIM , essa e a grande diferença da CIF P/ CFR
A resposta do Martin não condiz com a questão , pois ,em nenhum , momento foi feita a distinção de entrega da mercadoria para separ os custos como ele fez..
Outra coisa , em relação ao FOB , não deveria ser dito que teria que ser entregue '' a bordo'' tah muito incompleta e vaga essa afirmação , por isso , também não considero correta.
A segunda assertiva diz: "A sigla CIF significa que o vendedor contrata o transporte sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias.
A minha dúvida foi sobre de como o vendedor não assume os riscos por perdas e danos, se paga o seguro ( Insurance ) até a chagada da mercadoria no Porto de Destino, pois bem:
No PDF do Estratégia - curso de AFRF há a seguinte informação:
3.2.8- CIF (Cost, Insurance and Freight – named port of destination)"
No termo CIF cabe ao vendedor entregar a mercadoria ao comprador a bordo do navio no porto de embarque e, adicionalmente, arcar com as despesas referentes ao frete e ao seguro internacionais.
Nesse INCOTERM, também há dois momentos distintos quanto à transferência de responsabilidades:
A responsabilidade quanto aos riscos é transferida após a entrega da mercadoria a bordo do navio; por sua vez, a responsabilidade do vendedor quanto aos custos se encerra com a chegada da mercadoria no porto de destino.
De outro lado, no site do FAZCOMEX , temos o seguinte: O Incoterms CIF é a regra Cost Insurance And Freight ou seja, em português Custo, Seguro e Frete. Quando se procede uma negociação aquaviária (marítima, fluvial ou lacustre), pode-se optar pelo Incoterm CIF, no qual o vendedor arca com todos os custos de transporte e seguro, até o porto de destino.
Resumindo: no CIF, O vendedor apesar de pagar o seguro até o porto de destino, não quer dizer que esteja assumindo esse risco, pois a cobertura de seguro é contra o risco do comprador de perdas ou danos das mercadorias desde o porto de embarque até, pelo menos, o porto de destino, porém ainda existe o risco do vendedor até entregar a mercadoria a bordo do navio, conforme ilustração abaixo:
( achei capciosa a assertiva).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo