Os trechos abaixo do texto de Santos (2006), se referem à: ...
Os trechos abaixo do texto de Santos (2006), se referem à:
[…] definida como o regime de cooperação que se realiza entre disciplinas diversas ou entre setores heterogêneos de uma mesma ciência, que se faz por meio de trocas e visando o enriquecimento mútuo (…) parte do princípio de que nenhuma forma de conhecimento é, em si mesma, capaz de dar conta de uma determinada realidade. O diálogo com formas variadas de saberes como o saber tácito, o intuitivo, o saber popular, o saber informal, o saber do inconsciente é estimulado de modo a deixar-se interpenetrar por elas. Ela se realiza por meio de uma “relação de reciprocidade, de mutualidade, ou, melhor dizendo, um regime de co-propriedade, de interação, que irá possibilitar o diálogo entre os interessados, dependendo basicamente de uma atitude cuja tônica primeira será o estabelecimento de uma intersubjetividade” (1999: 31) […] (SANTOS, 2006).
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
? A interdisciplinaridade é definida como o regime de cooperação que se realiza entre disciplinas diversas ou entre setores heterogêneos de uma mesma ciência, que se faz por meio de trocas e visando o enriquecimento mútuo. Surge como uma crítica a uma educação fragmentada e encastelada no interior da escola, reprodutora de tradições e oposta às práticas inovadoras. Nesse sentido, ela estimula os movimentos da ciência e da pesquisa, dos processos de ensino e aprendizagem e pode favorecer a eliminação do hiato existente entre a formação escolar e a atividade profissional. ?É condição de volta ao mundo vivido e recuperação da unidade pessoal, pois, o grande desafio não é a reorganização metódica dos estudos e das pesquisas, mas, a tomada de consciência sobre o sentido da presença do homem no mundo? (FAZENDA, 1996: 40-41 e JAPIASSU apud FAZENDA, 1996: 42).
>>> Fonte: http://www.mestradoemgsedl.com.br/wp-content/uploads/2010/06/A-interdisciplinaridade-como-eixo-articulador-do-ensino-m%C3%A9dio-e-ensino-t%C3%A9cnico-de-n%C3%ADvel-m%C3%A9dio-integrados.pdf
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Multidisciplinaridade Segundo (Bruscato et al, 2004) o trabalho da equipe multidisciplinar visa avaliar o paciente de maneira independente e executando seus planos de tratamento como uma “camada adicional” de serviços. Logo, não há um trabalho coordenado por parte dessa equipe e uma identidade grupal. O médico, em geral, é responsável pela decisão do tratamento, e os outros profissionais vão se adequar a demanda do paciente e as decisões do médico referente a este;
Interdisciplinaridade
A abordagem em equipe deve ser comum a toda a assistência à saúde. Isso porque o principal aspecto positivo da atuação em equipe interdisciplinar é a possibilidade de colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas. Assim, a integração da equipe de saúde é imprescindível para que o atendimento e o cuidado alcance a amplitude do ser humano, transcendendo a noção de conceito de saúde. (Campos,1995).
transdisciplinaridade
A transdisciplinaridade se preocupa com uma interação entre as disciplinas, promove um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e seus dispositivos, visa cooperação entre as diferentes áreas, contato entre essas disciplinas (IRIBARYY, 2003).
Pluridisciplinaridade
A Pluridisciplinaridade diz respeito ao estudo de um tópico de pesquisa não apenas em uma disciplina, mas em várias ao mesmo tempo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo