Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspecto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q788063 Nutrição
  Um consumidor fez uma reclamação formal à vigilância sanitária relatando que, ao consumir uma torta de frango comprada na confeitaria do bairro, constatou a presença de cabelo e de barata. Além disso, o sabor da torta estava alterado e não havia, na embalagem, data de fabricação e de validade. Após a denúncia, a agência de fiscalização foi ao estabelecimento e constatou que a reclamação era procedente. A empresa foi autuada por não adotar as boas práticas e não seguir os procedimentos operacionais padronizados. Além disso, foi solicitado aos responsáveis pela confeitaria um plano de ação para que fossem cumpridas todas as regras para o funcionamento adequado e legal do estabelecimento. 

Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, assim como o previsto na legislação vigente sobre alimentos e serviços de nutrição, julgue o item seguinte.

Se o proprietário tivesse colocado telas em todas as aberturas voltadas para o exterior do estabelecimento e desinsetizado por conta própria o local para eliminar baratas e moscas, seguindo todas as etapas dos procedimentos operacionais e registrando tudo em planilha específica, a empresa não teria sido autuada, mesmo sendo o relato do consumidor procedente.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado.

Para entender por que essa é a resposta correta, precisamos considerar os diversos aspectos que envolvem as boas práticas de fabricação e os procedimentos operacionais padronizados (POPs) na produção de alimentos. O cenário descrito na questão destaca falhas significativas na execução dessas práticas, o que resultou na autuação da empresa.

A presença de cabelos e baratas em um alimento é uma grave falha de higiene, indicando que os controles de pragas e a higiene pessoal dos manipuladores de alimentos não estão sendo adequadamente geridos. Além disso, a ausência de data de fabricação e validade na embalagem é uma infração séria às normas de rotulagem, que são obrigatórias para garantir a segurança e informação aos consumidores.

Embora o proprietário tenha tomado algumas medidas como a instalação de telas em aberturas e a realização de uma desinsetização por conta própria, isso não é suficiente para garantir que todas as etapas dos POPs e das boas práticas estejam sendo seguidas. Esses procedimentos não podem ser improvisados; devem ser realizados conforme legislação vigente, o que inclui o uso de produtos e técnicas apropriadas, além de serem documentados e revisados regularmente.

Portanto, mesmo que o relato do consumidor fosse procedente, a simples implementação dessas medidas não assegura o cumprimento integral das normas exigidas pela vigilância sanitária. A empresa seria autuada por não adotar um sistema abrangente para garantir a segurança alimentar, demonstrando que a gestão do estabelecimento estava falhando em aspectos críticos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo